Como consultar o Auxílio Gás de fevereiro? Veja se você tem direito

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um programa de transferência de renda para atender os brasileiros de baixa renda. A consulta está disponível para os beneficiários que tem direito aos pagamentos de fevereiro.

O Auxílio Gás dos Brasileiros é um programa de transferência de renda cujo principal objetivo é auxiliar as famílias brasileiras socialmente vulneráveis na compra do gás de cozinha. Em fevereiro, um novo ciclo de pagamentos é iniciado para quem tem direito, mas o benefício já está disponível para consulta.

Com frequência bimestral, os pagamentos em 2023 retornam a 50% do valor necessário para a compra de um botijão de gás de 13kg. Apesar disso, existem critérios de elegibilidade e parâmetros de prioridade dos cidadãos inscritos. Saiba mais a seguir:

Quais são as regras do Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é um benefício social que auxilia na compra do gás de cozinha, com foco em famílias de baixa renda. Com gestão do Ministério da Cidadania, os pagamentos e atendimentos são realizados pela Caixa Econômica Federal.

Os valores das parcelas bimestrais são determinados com base na média nacional de preços. A cada novo ciclo de transferências, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulga um valor, a partir de um cálculo realizado com os preços do bojão de gás nos 6 meses anteriores.

Neste contexto, as regras de elegibilidade seguem inalteradas em relação aos últimos anos. Sendo assim, os brasileiros que podem se inscrever devem estar inserido nas seguintes categorias:

  • Famílias com inscrição regular e atualizadas no Cadastro Único;
  • Famílias cuja renda mensal per capita é menor ou igual a meio salário mínimo, seguindo a referência do piso nacional;
  • Famílias brasileiras com cadastro regular e atualizado no Cadastro Único, incluindo aqueles que estão inscritos em outros programas do governo, como o Bolsa Família, por exemplo;
  • Famílias que possuam entre os seus membros inscritos no BPC/Loas, ainda que não tenham registro ativo no Cadastro Único.

Além dos critérios de seleção, existem parâmetros de prioridade no Auxílio Gás dos Brasileiros. Desse modo, a ordem de priorização dos inscritos é organizada assim:

  • Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica inseridas em programas de monitoramento com medidas protetivas de urgência;
  • Famílias cujo registro no CadÚnico tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
  • Famílias com a menor renda per capita;
  • Famílias com o maior número de membros, incluindo crianças e idosos;
  • Famílias cujo cadastro no benefício foi qualificado pelo gestor, através do uso de dados para averiguação de informações específicas.

Como consultar o benefício?

Ainda que os pagamentos se iniciem mais adiante no mês de fevereiro, a consulta do Auxílio Gás está disponível. Neste sentido, as informações podem ser acessadas pelo aplicativo do antigo Auxílio Brasil, disponível para Android e iOS.

Além disso, a consulta é realizada pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Os beneficiários que não possuem acesso à internet podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa no telefone 111.

Por fim, o Ministério da Cidadania oferece ligações gratuitas para telefones fixos, por meio do número 121. Em ambos casos, deve-se ficar atento aos horários de atendimento de cada serviço, ou se existe uma modalidade de atendimento automático.

Quais são as datas de pagamento em fevereiro?

Anteriormente, o calendário seguia a mesma relação do Auxílio Brasil, que foi substituído pelo Bolsa Família. Desse modo, a transferência para um novo programa social manteve essa ordem, mas a frequência é sempre bimestral. Em fevereiro, as datas previstas são:

  • Final do benefício 1: 13 de fevereiro;
  • Final do benefício 2: 14 de fevereiro;
  • Final do benefício 3: 15 de fevereiro;
  • Final do benefício 4: 16 de fevereiro;
  • Final do benefício 5: 17 de fevereiro;
  • Final do benefício 6: 22 de fevereiro;
  • Final do benefício 7: 23 de fevereiro;
  • Final do benefício 8: 24 de fevereiro
  • Final do benefício 9: 27 de fevereiro;
  • Final do benefício 0: 28 de fevereiro.

Leia também

você pode gostar também

Bolsa Família: adicional de R$ 150 alcança cerca de 8,9 milhões de crianças

Pagamentos adicionais de R$ 150 do Bolsa Família devem beneficiar cerca de 8,9 milhões de crianças em março. Repasses já começaram.

Calendário Bolsa Família adiciona 694 mil pessoas: quem recebe os pagamentos hoje?

Titulares com direito ao benefício já podem sacar os valores de março. Confira o calendário Bolsa Família de março e fique por dentro das novidades.

MEI pode sacar FGTS? Veja as regras para ter acesso ao benefício

O MEI, ou microempreendedor individual, é um trabalhador autônomo. Descubra hoje se o MEI pode sacar FGTS e usufruir de outros benefícios oferecidos aos funcionários brasileiros.

Como saber se estou inscrito no CadÚnico? Saiba fazer consulta pelo CPF

Se você está interessado em fazer parte de algum programa social do governo federal e não sabe se está inscrito no CadÚnico, saiba que com uma simples consulta pelo CPF é possível descobrir a resposta.

Bolsa Família atinge maior valor da história em março

Governo federal divulga dois recordes do programa Bolsa Família. Descubra quais são e confira os valores adicionais previstos.

Mal de Parkinson dá direito a aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é uma das modalidades previstas na legislação previdenciária e na atividade da Previdência Social no país. No entanto, existem regras específicas acerca das enfermidades consideradas nesse caso, o que inclui…