Minha Casa Minha Vida já tem data para ser relançado; veja quando

A retomada do Minha Casa, Minha Vida acontecerá em breve, na Bahia, conforme informou o governador Jerônimo Rodrigues (PT); veja mais detalhes a seguir.

O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, implementado pelo governo PT, será relançado em breve, na Bahia, com a provável presença do presidente Lula, conforme divulgou o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

continua depois da publicidade

A data de relançamento do Minha Casa, Minha Vida foi definida para o dia 14 de fevereiro, ocasião na qual Lula deverá entregar mais de 500 novos apartamentos na cidade de Santo Amaro e em outros municípios baianos.

O governador da Bahia afirmou que houve uma operação em conjunto com a Caixa Econômica Federal e as prefeituras do estado, para que as residências fossem entregues em maior número e em boas condições de moradia.

De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a agenda do presidente pode mudar a data de entrega das residências. Por isso, se for necessário, Lula pode fazer uma cerimônia à distância para que, depois, a inauguração do programa aconteça de fato.

continua depois da publicidade
Leia também

Fim do Casa Verde e Amarela

O programa Minha Casa, Minha Vida havia sido substituído, durante o governo de Bolsonaro, pelo Casa Verde e Amarela. Agora, com o retorno à presidência, Lula deverá extinguir o programa do rival e retomar o antigo Minha Casa, Minha Vida.

A troca de nomes será realizada graças a uma Medida Provisória, que se torna válida assim que for publicada. Além da mudança no nome, o programa habitacional também terá diferenças em seu modelo.

continua depois da publicidade

De acordo com o governador baiano, ainda não se sabe ao certo quais serão as mudanças no modelo do programa de habitação. Mas é possível afirmar que, novamente, o planejamento será pensado para facilitar a compra de imóveis por pessoas de baixa renda.

Além disso, Lula e Rui Costa planejam relançar também o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que visa incentivar investimentos em diversos setores e em todos os estados do país.

Como será o Minha Casa, Minha Vida

A retomada do Minha Casa, Minha Vida foi um dos assuntos debatidos pelo presidente Lula durante a sua campanha eleitoral.

continua depois da publicidade

O programa foi criado em 2009, com o objetivo de diminuir o déficit habitacional do país. A ideia do Minha Casa, Minha Vida é proporcionar meios para que a população brasileira possa ter moradia própria, tanto em áreas urbanas quanto em zonas rurais.

Para que as pessoas possam comprar um imóvel, o governo libera financiamentos com condições especiais. Essas condições de financiamento variam conforme a renda mensal das famílias, mas em todos os casos os juros oferecidos são abaixo do valor praticado no mercado.

Além da renda média mensal da família, o programa também depende do valor do imóvel que é financiado. Esse valor máximo varia conforme cada cidade e costuma ser mais alto em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde o preço dos imóveis também é maior.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade