Atualizar CadÚnico pela Internet: quem pode fazer? Veja o passo a passo

Uma das formas de atualizar o CadÚnico é pela Internet. Porém, somente um determinado grupo de famílias pode fazer isso. Veja aqui qual é esse grupo e como fazer essa atualização.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou simplesmente CadÚnico, é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Por meio dele, o governo federal, os estados e os municípios implementam políticas públicas capazes de promover a melhora da vida dessas famílias.

continua depois da publicidade

O CadÚnico foi criado em 2001 e, com mais de duas décadas de história, ele se tornou a principal porta de entrada das famílias em vulnerabilidade social para os benefícios sociais do governo federal, tais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Telefone Popular, entre outros.

Isso porque, para ter acesso a esses benefícios, é preciso que as famílias estejam cadastradas no CadÚnico. Mas não somente. Para continuarem a ser beneficiárias de programa sociais do governo, elas precisam atualizar seus dados cadastrais a cada dois anos ou sempre que houver mudanças no grupo familiar. Caso isso não seja feito, as famílias correm o risco de serem excluídas de tais programas.

Uma das formas de atualizar os dados cadastrais do CadÚnico é pela Internet. Porém, nem todas as famílias cadastradas têm essa possibilidade a sua disposição. Confira, a seguir, quem pode fazer a atualização virtualmente e como fazer isso.

continua depois da publicidade
Leia também

Quem pode atualizar o CadÚnico pela Internet?

A atualização do CadÚnico pela Internet somente pode ser feita pelo Responsável Familiar nos casos em que todos os dados constantes no cadastro permanecerem os mesmos, ou seja, sem que haja a necessidade de incluir, excluir ou alterar dados. Por esse motivo é que essa atualização é chamada de “Atualização Cadastral por Confirmação”.

Porém, se houver a necessidade de alterar algum dado ou se o cadastro da família tiver alguma pendência, como se estiver incluído em “Averiguação Cadastral”, o Responsável Familiar não conseguirá atualizar o CadÚnico pela Internet. Nesse caso, ele precisará ir a um ponto de atendimento para tanto.

continua depois da publicidade

Como atualizar o CadÚnico pela Internet?

A atualização do CadÚnico pela Internet pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo do Cadastro Único (Android e iOS). Para tanto, o Responsável Familiar precisa estar logado na plataforma Gov.BR. Após acessar sua conta, o RF deve seguir o seguinte passo a passo:

  • No site ou no app Cadastro Único, há a opção “Atualização Cadastral por Confirmação”, na qual o Responsável Familiar deve clicar.
  • Após isso, o RF deverá revisar os dados constantes no bloco “Endereço da Família” e verificar se as informações ali contidas permanecem inalteradas. Em caso positivo, basta fazer a confirmação do referido bloco.
  • Em seguida, o RF deverá revisar os dados constantes no bloco “Composição Familiar”, onde será questionado se houve a inclusão ou exclusão de integrantes na família. Em caso negativo, o RF passará a revisar os dados pessoais de cada um dos membros da família, inclusive o seu. Ao final de cada tela, ele deverá confirmar se os dados continuam os mesmos ou não.
  • Após a confirmação, será exibido ao RF os blocos de “Endereço da Família” e “Composição Familiar” e ele será solicitado a selecionar a opção que atesta a veracidade dos dados informados.
  • Ao selecionar tal opção, o RF deverá, em seguida, clicar em “Confirmar dados do Cadastro Único” para finalizar a atualização dos seus dados cadastrais.

Pronto. Fazendo esse passo a passo, o Responsável Familiar conseguirá atualizar o seu CadÚnico e a sua família continuará a receber os benefícios sociais a que tem direito.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade