Auxílio Gás terá sua primeira parcela de 2023 em fevereiro; confira o valor

O pagamento do Auxílio Gás, benefício destinado às famílias de baixa renda, ocorre a cada dois meses. A primeira parcela deste ano será paga em fevereiro.

O Auxílio Gás é um benefício criado em 2021 pelo então governo federal com o objetivo de reduzir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias brasileiras de baixa renda. O benefício é pago bimestralmente. A princípio, o valor correspondia a 50% do preço médio botijão de 13kg, porém, em agosto do ano passado, o valor pago a cada família passou a ser de 100%.

continua depois da publicidade

O pagamento da última parcela do Auxílio Gás com o valor de 100% do preço médio do gás de cozinha foi feito em dezembro do ano passado. Com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), beneficiários ficaram em dúvida se o valor permaneceria em 100% ou se voltaria aos originais 50%. Porém, o atual governo decidiu pela manutenção do pagamento integral do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme Medida Provisória 1.155/2023.

Como o pagamento do Auxílio Gás é feito a cada dois meses e a última parcela foi paga em dezembro do ano passado, o repasse da primeira parcela deste ano do benefício será feito em fevereiro. Mas qual será o valor dessa parcela? Confira a resposta a seguir.

Qual valor da primeira parcela de 2023 do Auxílio Gás?

Leia também

O valor da primeira parcela de 2023 do Auxílio Gás, que ocorrerá em fevereiro, ainda não foi estabelecido pelo governo federal. Como o repasse representa 100% da média do preço nacional de referência do gás de cozinha, há a possibilidade de ser pago o valor de R$ 108. Isso porque, a média da última semana (entre os dias 15 e 21 de janeiro) foi de R$ 108, 05, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

continua depois da publicidade

Pagamento da primeira parcela de 2023 do Auxílio Gás

O pagamento do Auxílio Gás é feito de acordo com o último dígito NIS. Veja, a seguir, em quais dias serão feitos os repasses da primeira parcela de 2023 do benefício às famílias beneficiárias.

  • NIS com final 1: pagamento em 13 de fevereiro;
  • NIS com final 2: pagamento em 14 de fevereiro;
  • NIS com final 3: pagamento em 15 de fevereiro;
  • NIS com final 4: pagamento em 16 de fevereiro;
  • NIS com final 5: pagamento em 17 de fevereiro;
  • NIS com final 6: pagamento em 22 de fevereiro;
  • NIS com final 7: pagamento em 23 de fevereiro;
  • NIS com final 8: pagamento em 24 de fevereiro;
  • NIS com final 9: pagamento em 27 de fevereiro;
  • NIS com final 0: pagamento em 28 de fevereiro.

O Auxílio Gás é pago em conta digital ou bancária. Para sacar o valor da parcela, as famílias beneficiárias têm o prazo de até 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o pagamento.

continua depois da publicidade

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Para ter direito ao Auxílio Gás, é preciso preencher os requisitos de acesso ao benefício. Confira quais são:

  • Famílias inscritas no CadÚnico, que tenham renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
  • Famílias que tenham em sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no CadÚnico.

No caso do primeiro grupo de família, o pagamento do Auxílio Gás é feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher, devendo ela ser indicada no cadastro. Já para as famílias que não estão inscritas no CadÚnico, mas que tenham beneficiários do BPC, o pagamento é feito ao titular do benefício assistencial ou ao seu Responsável Legal.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade