O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou que o governo realize uma busca ativa de beneficiários do Bolsa Família. A ideia é procurar por pessoas que têm direito ao programa, mas que de alguma forma não conseguiram se registrar.
Vale lembrar que o Bolsa Família realiza pagamentos de R$ 600 mensais. Além disso, para os próximos meses, estão previstas as parcelas extras de R$ 150 para cada criança de até seis anos de idade membro de família inscrita no benefício.
Governo fará busca ativa de beneficiários do Bolsa Família
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em um vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Lula autorizou o início da busca ativa de inscritos no Bolsa Família.
Para que isso seja feito, recursos serão destinados a diversos municípios. Assim, as prefeituras locais poderão realizar o processo de encontrar as pessoas e também de atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), principal base de informações para distribuição de verbas de programas sociais.
“São pessoas que, em todas as regiões do Brasil, têm direito ao Bolsa Família, mas ficaram de fora. E, agora, o presidente Lula nos autoriza a fazer um programa Busca Ativa, integrado com os municípios”, justificou o ministro no vídeo.
Além da busca ativa, o governo federal pretende verificar possíveis pagamentos irregulares do Bolsa Família. Há uma suspeita principalmente em famílias compostas por apenas um integrante (unipessoais). Essas tiveram um aumento de 2,2 milhões para 5,3 milhões em cerca de um ano.
Acredita-se que parte dessas pessoas não possuem direito a receber os valores, pois já fazem parte de famílias que recebem o benefício ou omitiram a renda.
Quem pode receber o Bolsa Família em 2023
Por enquanto, as regras do Bolsa Família são as mesmas do antigo Auxílio Brasil. Para receber os valores é necessário que a pessoa esteja inscrita no CadÚnico e faça parte de uma família em uma das situações abaixo:
- Estado de pobreza;
- Estado de extrema pobreza;
- Situação de emancipação.
Há uma intenção no governo federal de reativar requisitos como a assiduidade escolar para crianças e adolescentes e os comprovantes de que as vacinas estabelecidas pelo Ministério da Saúde estejam em dia. Ainda não há previsão para que isso ocorra.
É provável que Wellington Dias realize reuniões com membros do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação para estabelecer os critérios.
Calendário Bolsa Família janeiro
O calendário do Bolsa Família segue o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Assim, existem dez datas para cada mês. Confira quando os beneficiários do programa receberão os valores em janeiro de 2023:
- NIS com final 1: pagamento dia 18 de janeiro de 2023;
- NIS com final 2: pagamento dia 19 de janeiro de 2023;
- NIS com final 3: pagamento dia 20 de janeiro de 2023;
- NIS com final 4: pagamento dia 23 de janeiro de 2023;
- NIS com final 5: pagamento dia 24 de janeiro de 2023;
- NIS com final 6: pagamento dia 25 de janeiro de 2023;
- NIS com final 7: pagamento dia 26 de janeiro de 2023;
- NIS com final 8: pagamento dia 27 de janeiro de 2023;
- NIS com final 9: pagamento dia 30 de janeiro de 2023;
- NIS com final 0: pagamento dia 31 de janeiro de 2023.