Pagamentos do Auxílio Gás devem começar em fevereiro; veja as datas

Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados de maneira bimestral, conforme média nacional do valor do botijão de 13kg. Saiba os detalhes.

Em 2023, o Auxílio Gás começará a ser liberado no mês de fevereiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou um incremento ao benefício, que continuará realizando pagamentos de 100% do valor médio do botijão de 13kg. Para ter direito ao benefício é preciso atender alguns critérios de elegibilidade.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o “valor cheio” do botijão seria depositado apenas até dezembro de 2022 e voltaria a 50% em janeiro, pois não havia recursos destinados no orçamento para a manutenção do programa. A confirmação da quantia  atualizada para a próxima rodada deve ser divulgado apenas no início de fevereiro.

Auxílio Gás começa a ser pago em fevereiro

No mês de dezembro, o benefício foi de R$ 112 e atendeu cerca de 5,95 milhões de pessoas. A expectativa é de que o Auxílio Gás de fevereiro não tenha um valor tão diferente do anterior. Essa quantia é determinada conforme média do preço do produto, analisada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Leia também

Os pagamentos serão realizados seguindo a ordem do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, seguindo o mesmo cronograma do Bolsa Família. Confira as datas de liberação dos próximos pagamentos do Auxílio Gás em fevereiro:

continua depois da publicidade
  • Beneficiário de NIS final 1: pagamento em 13 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 2: pagamento em 14 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 3: pagamento em 15 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 4: pagamento em 16 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 5: pagamento em 17 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 6: pagamento em 22 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 7: pagamento em 23 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 8: pagamento em 24 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 9: pagamento em 27 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário de NIS final 0: pagamento em 28 de fevereiro de 2023.

O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal na modalidade escolhida pelo beneficiário. Uma das opções é o saque via cartão social, aberto automaticamente em nome do titular, que não precisa comparecer a uma agência.

Com o cartão ativo, será possível realizar a retirada dos valores de direito em qualquer terminal de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui e também em lotéricas. Além disso, é possível receber o depósito diretamente nas contas Caixa Fácil ou Poupança Social Digital.

continua depois da publicidade

Para saber se continua sendo beneficiário do programa, você pode obter mais informações sobre o Auxílio Gás com a Central de Atendimento do Ministério da Cidadania pelo telefone 121, ou junto à Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal no número de telefone 111.

Além disso, também é possível consultar pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS).

Auxílio Gás em 2023: quem tem direito?

O Auxílio Gás é um benefício social mantido sob responsabilidade do Governo Federal, que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

continua depois da publicidade

Para receber as parcelas, a família deve ter inscrição ativa Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo per capita. Além disso, a inscrição no CadÚnico é um pré-requisito, mas não garante acesso imediato das famílias ao programa, nem recebimento do benefício.

Segundo a Caixa Econômica Federal, têm prioridade nos pagamentos:

  • Famílias com registro do Cadastro Único, atualizado nos últimos 24 meses;
  • Famílias com menor renda por pessoa;
  • Famílias com maior quantidade de pessoas;
  • Famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;
  • Famílias que possuem cadastro qualificado pelo gestor, a partir do uso de dados da averiguação, quando estão disponíveis;
  • Mulheres vítimas de violência doméstica, que possuem medida protetiva.

Vale lembrar que a inclusão de novos beneficiários no Auxílio Gás é realizada de maneira automática, a partir do cruzamento dos dados dos inscritos no CadÚnico. Por isso, é de suma importância manter essas informações sempre atualizadas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade