Qual o valor do Auxílio Gás em 2023? Saiba como vão funcionar os repasses

Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados bimestralmente, considerando o preço médio nacional do botijão. Saiba os detalhes.

O Auxílio Gás é um benefício criado para auxiliar os brasileiros em situação de vulnerabilidade social na compra do botijão de gás de cozinha. Após a posse do novo governo, uma Medida Provisória foi assinada para garantir que os repasses sejam realizados no valor total da média nacional do botijão com 13 kg.

continua depois da publicidade

Inicialmente, esse benefício concedia 50% do total da média nacional praticada na comercialização do produto. Após aprovação da PEC dos benefícios, também apelidada de PEC Kamikaze, passou a pagar o valor cheio do item para os cidadãos de direito. Essa medida, no entanto, valeria apenas até dezembro de 2022.

Qual será o valor do Auxílio Gás em 2023?

No dia 2 de janeiro de 2023, o presidente eleito e em exercício, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou uma Medida Provisória que garante o pagamento do Auxílio Gás em 100% da média nacional do botijão com 13 kg.

Leia também

É importante salientar que esse valor é definido com base no preço médio atualizado do gás de cozinha, liberado mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

continua depois da publicidade

Considerando os últimos pagamentos dos benefícios, onde foram liberados valores de 100% da média nacional, é provável que em 2023 o Auxílio Gás repasse quantias entre R$ 110 e R$ 120. Será preciso, no entanto, aguardar o anúncio oficial de cada mês para saber ao certo o valor dos depósitos.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é voltado às famílias que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuem renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Além disso, famílias com alguma pessoa beneficiária do BPC da assistência social, que mora no mesmo domicílio, também são elegíveis para receber o Auxílio Gás (inscritas ou não no CadÚnico).

continua depois da publicidade

Vale pontuar, no entanto, que preencher os requisitos não garante o acesso ao Auxílio Gás 2023. Isso porque existe um limite de repasses e algumas pessoas têm prioridade, como mulheres que são vítimas de violência doméstica.

A inclusão das famílias no programa é realizada de maneira automática, com base no cruzamento das informações do CadÚnico. Por isso, é muito importante manter esses dados sempre atualizados.

Para saber mais informações sobre o Auxílio Gás, basta entrar em contato com a central atendimento do Ministério da Cidadania pelo telefone 121, ou com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal pelo telefone 111. Famílias já inscritas também podem acompanhar o cronograma pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS)

continua depois da publicidade

Próximo pagamento do Auxílio Gás

O último repasse aconteceu no mês de dezembro. Dessa maneira, o próximo pagamento do Auxílio Gás acontecerá no mês de fevereiro. Os beneficiários são escalonados com base no Número de Identificação Social (NIS).

Confira o calendário completo do próximo pagamento:

  • Beneficiário com o final do NIS 1: pagamento em 13 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 2: pagamento em 14 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 3: pagamento em 15 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 4: pagamento em 16 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 5: pagamento em 17 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 6: pagamento em 22 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 7: pagamento em 23 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 8: pagamento em 24 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 9: pagamento em 27 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com o final do NIS 0: pagamento em 28 de fevereiro de 2023.
O benefício é transferido da mesma maneira que o Auxílio Brasil, sendo possível o crédito em conta Poupança Social Digital, conta Poupança CAIXA Fácil, ou Plataforma social, com o saque pelo cartão social.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade