Prova de Vida do INSS passa a ser automática; entenda as novas regras

A partir de 2023 o procedimento passa a ser automático e vai usar cruzamento de dados de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

A partir deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a realizar a prova de vida para aposentados, pensionistas e beneficiários do órgão. Suspensa após a pandemia da COVID-19, a prova de vida do INSS agora passa a ser automática.

continua depois da publicidade

Anteriormente era necessário que os beneficiários comparecessem presencialmente para realizar todo o procedimento da prova de vida. Entretanto, uma mudança ocorrida neste ano acabou com a obrigatoriedade da prova de vida presencial.

Prova de vida do INSS passa a ser automática

A prova de vida do INSS é o que garante o repasse dos benefícios do órgão. Nesse sentido, os mais de 36 milhões de beneficiários precisavam provar para o INSS que estavam vivos comparecendo a uma agência para realizar a prova de vida.

Leia também

Agora, com as mudanças, a prova de vida do INSS passa a ser automática, como uma forma até de facilitar o processo para pensionistas e aposentados. Nesse sentido, a partir deste ano, a prova de vida será realizada de forma automática, usando apenas o cruzamento de dados.

continua depois da publicidade

O cruzamento de informações usado pelo INSS será feito para confirmar que o beneficiário realizou algum ato que ficou registrado em bases de dados da própria autarquia, ou bases de dados administradas e mantidas por órgãos da esfera pública federal.

A partir das mudanças, agora poderão ser aceitos como prova de vida registros de vacinação, consultas realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de votação, emissão de passaportes e outros itens.

A prova de vida só será necessária quando não for possível a comprovação de vida, podendo o beneficiário receber uma notificação por meio eletrônico. Quando isso acontecer, a prova de vida é de responsabilidade do INSS (e não do beneficiário).

continua depois da publicidade

Repercussão da mudança

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou mudanças para a prova de vida em 2023. Desde o início do ano não é mais necessário fazer a prova de vida presencialmente, e a modalidade passou a funcionar de modo automático – a partir do cruzamento de dados.

Segundo especialistas em Direito Previdenciário, a atualização no sistema do INSS se faz necessária e a partir de agora, os aposentados e pensionistas vão evitar todo o desgaste das longas filas que se formam.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a integração promovida juntamente com outros sistemas públicos e privados tornou a realização da prova de vida uma ação mais fácil, e acabou por resgatar a dignidade para as pessoas que dependem do serviço.

Todavia, mesmo com a obrigatoriedade do comparecimento a uma agência do INSS para a realização da prova de vida ter sido suspenso, o segurado poderá realizar a prova de vida de forma voluntária na rede bancária ou pelo aplicativo ou site do Meu INSS, usando o reconhecimento facial.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade