O programa Auxílio Gás do Governo Federal realizará neste ano depósitos integrais, a partir do dia 13 de fevereiro. O repasse será de 100% do valor médio do botijão de 13 quilos às famílias inscritas. Para saber se tem direito aos depósitos, é importante realizar a consulta do Auxílio Gás pelo CPF.
Vale lembrar que a quantia foi liberada depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma MP que garante o benefício integral. A Medida Provisória 1.155/2023 prevê o pagamento adicional de 50% da média cobrada ao consumidor final. Assim, as famílias continuam recebendo os valores totais do botijão de 13 quilos.
A quantia é calculada de acordo com uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por meio dela, é feita uma média do valor observado nos seis meses anteriores, tendo como referência o preço nacional do botijão padrão.
Auxílio Gás 2023: faça consulta com CPF
A consulta do Auxílio Gás é facilmente realizada por meio do CPF. Para isso, os interessados devem acessar o aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para Android e iOS, e proceder com o login.
Os beneficiários também podem utilizar o aplicativo Caixa Tem (Android e iOS) para fazer a verificação. Por fim, na Central de Atendimento da Caixa, é possível fazer a consulta ligando para o telefone 111 e informando o número do CPF.
Para sanar quaisquer dúvidas ou ter acesso ao suporte, é necessário entrar em contato com o Ministério da Cidadania, no número 121. A ligação é realizada de maneira gratuita por telefones fixos.
Auxílio Gás 2023: quem recebe?
O Auxílio Gás é um benefício social mantido pelo Governo Federal, que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade. Ele tem critérios específicos de acesso para atender os cidadãos e nas regras de elegibilidade estão inclusas as:
- Famílias inscritas no Cadastro Único, desde que os dados estejam regulares e atualizados;
- Famílias que possuem renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias que tenham, em sua composição, inscritos no BPC/Loas, mesmo sem registro no Cadastro Único.
É importante salientar, no entanto, que preencher um dos requisitos listados anteriormente não garante o recebimento do benefício. Isso porque há um número limitado de repasses e algumas pessoas têm prioridade, como mulheres vítimas de violência doméstica.
A inclusão das famílias no Auxílio Gás é realizada de maneira automática, com base no cruzamento dos dados dos inscritos no CadÚnico. Por isso, é muito importante manter essas informações sempre atualizadas.
Calendário Auxílio Gás do mês de fevereiro
Assim como nos pagamentos do Auxílio Brasil, os repasses do vale-gás são realizados com base no Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. O depósito é feito de maneira bimestral e, por isso, os valores serão liberados apenas em fevereiro, já que a última transferência aconteceu em dezembro.
Confira, a seguir, as datas de liberação dos próximos pagamentos do Auxílio Gás:
- Beneficiário com o NIS final 1: 13 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 2: 14 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 3: 15 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 4: 16 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 5: 17 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 6: 22 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 7: 23 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 8: 24 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 9: 27 de fevereiro de 2023;
- Beneficiário com o NIS final 0: 28 de fevereiro de 2023.
Os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil podem ser utilizados para o recebimento também do Auxílio Gás. Dessa maneira, os saques podem ser realizados em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
Além disso, o benefício pode ser liberado em poupança social digital do Caixa Tem. No aplicativo, é possível fazer compras em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.