Saiba como consultar o benefício do INSS pelo CPF

Beneficiário não precisa mais se deslocar até agências ou agendar atendimentos. Confira como acessar informações pessoais de maneira prática.

Foi-se o tempo em que era necessário comparecer a agências para consultar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Informações sobre serviços como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego podem ser obtidas pelo próprio trabalhador com o número do CPF.

Confira a seguir como consultar diversos benefícios do INSS sem sair de casa, por meio de aplicativo, site ou central telefônica. Saiba também quais informações e benefícios podem ser acessados.

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Aplicativo

aplicativo meu inss
Descubra como consultar INSS pelo aplicativo. Reprodução: Meu INSS

Disponível para Android e iOS desde 2018, o aplicativo Meu INSS permite a consulta a todos os benefícios do segurado. Após instalar e abrir o app no celular ou tablet, será necessário informar o CPF e cadastrar uma senha.

O número do benefício já estará visível na tela inicial do aplicativo, que conta também com um campo de busca para acesso rápido a informações. Além de visualizar dados pessoais, é possível emitir certificados e salvar arquivos em PDF. Ter a carteira de trabalho (CTPS) em mãos também facilitará o acesso, caso sejam solicitadas informações extras.

Site

site meu inss
Como consultar INSS pelo site. Reprodução: tela inicial – Meu INSS

Lançado também em julho de 2018, o site Meu INSS conta com as mesmas funcionalidades do aplicativo, mas sem a obrigatoriedade de acesso somente via dispositivos móveis.

No celular ou computador, o beneficiário pode acessar a plataforma, que exige a criação de uma senha no primeiro login e inserção do CPF. Uma vez cadastrada, basta anotá-la em lugar seguro para não precisar recuperar nem criar novas senhas em acessos futuros.

A conta possibilita, ainda, acompanhar informações, consultar número de benefícios e agendar atendimentos presenciais, além de emitir documentos, certidões e declarações.

Telefone – Central 135

Outra maneira de conferir dados referentes ao INSS por meio do CPF é contatar a Central 135, que realiza atendimentos de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

As ligações são gratuitas somente se efetuadas de telefones públicos ou fixos. Para contatos realizados via celular, é cobrada tarifa de custo equivalente a uma ligação local.

Desde setembro de 2022, a Central 135 permite atualizar também vínculos, remunerações e códigos de pagamento utilizados no recolhimento das contribuições. Está liberado, também, requerer exclusão e empréstimo consignado judicial.

É possível que o usuário possa ter de aguardar para falar diretamente com um atendente ou mesmo encontrar linhas congestionadas. Por motivos de segurança, o profissional solicitará a confirmação de algumas informações, além do número do CPF.

Ainda posso consultar benefícios do INSS na agência?

Sim, mas desde julho de 2022 o Instituto vem trabalhando com a marcação prévia, isto é: trabalhadores, aposentados e pensionistas que se dirigirem diretamente a uma agência, sem antes realizar o agendamento, correm o risco de sair de lá sem o atendimento desejado.

A recomendação é agendar a visita presencial pela plataforma Meu INSS ou por meio do telefone 135.

Quais serviços do INSS podem ser acessados sem sair de casa?

“O INSS oferece atualmente mais de 100 serviços ao cidadão, todos já disponíveis nos canais remotos”, destaca o órgão. Além de atualizações de cadastros, benefícios, nomes de procuradores, representantes legais e declaração do imposto de renda, os atendimentos remotos possibilitam:

  • Enviar documentação digitalizada, escaneada ou fotografada via celular;
  • Acompanhar andamento de pedidos, processos e pagamentos;
  • Consultar datas de serviços e perícias agendadas;
  • Solicitar e verificar informações sobre aposentadorias por idade ou por tempo de contribuição;
  • Requerer revisão de benefícios e/ou solicitar valores não recebidos;
  • Dar entrada e acessar informações sobre auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, seguro-desemprego, entre outros benefícios.

Leia também

você pode gostar também

Saque FGTS: novo grupo começa a receber nesta semana

Calendário 2023 da Caixa segue em andamento para trabalhadores que optarem pela modalidade aniversário. Saiba quem tem direito.

Bolsa Família de janeiro tem último repasse; veja quem recebe R$ 600

Pagamento do benefício do Bolsa Família é finalizado para o mês de janeiro. Cerca de 21,9 milhões de famílias foram contempladas com o valor mínimo de R$ 600.

Lucro FGTS: veja quem tem direito aos valores em 2023

O Lucro FGTS consiste em um repasse anual realizado pelo fundo, através da Caixa Econômica Federal. Porém, nem todos tem direito aos valores em 2023.

BPC pode ser solicitado por representante legal; veja quando

Entenda o que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e quando ele pode ser solicitado por um representante legal do idoso ou pessoa com deficiência.

Tarifa Social de Energia: veja quem tem direito ao desconto na conta de luz

Medida foi criada para proporcionar descontos na conta de luz de pessoas que se declararam em situação de baixa renda.

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe a parcela de janeiro

Pagamentos do calendário INSS continuam sendo feitos. Milhões de pessoas deverão receber os valores referentes ao mês de janeiro.