O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa governamental que busca complementar a disponibilização de medicamentos referentes à Atenção Primária à Saúde (APS), através de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada. Este serviço permite obter remédios de graça ou com desconto, desde que em estabelecimentos credenciados ao PFPB.
Neste sentido, o programa disponibiliza vários tipos de medicamentos gratuitos para o tratamento de doenças como diabetes, asma e hipertensão. Na forma subsidiada, são distribuídos os necessários para dislipidemia, rinite, osteoporose, glaucoma, doença de Parkinson e outros. Ainda é possível conseguir anticoncepcional e fraldas geriátricas por meio da iniciativa.
Nos casos acima, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos, até 90% do valor de referência, e o cidadão paga o restante. Para isso, é preciso entender como obter os remédios, seja de graça ou com descontos.
O Farmácia Popular já atende mais de 21 milhões de brasileiros. No ano passado, distribuiu mais de 14,3 bilhões de unidades de medicamentos. Até junho deste ano, foram entregues mais de 7,2 bilhões de remédios para a população.
Farmácia Popular: como obter remédios de graça ou com desconto
De forma que seja possível conseguir medicamentos ou fraldas geriátricas pelo Farmácia Popular, o interessado deve comparecer a um estabelecimento credenciado. Estes costumam estar identificados por meio de um adesivo com a logomarca do PFPB. É preciso apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto e CPF, ou documento de identidade em que conste o CPF;
- Receita médica dentro do prazo de validade, seja do SUS ou de serviços particulares. No caso da busca por fraldas geriátricas, o paciente deve ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência. É essencial apresentar um laudo, prescrição ou atestado médico que indique a necessidade do uso da fralda geriátrica.
Para descobrir quais estabelecimentos conveniados fazem parte do Farmácia Popular, basta acessar a página do Ministério da Saúde. Lá, é possível conferir o mapa do Brasil e pesquisar por estado e cidade o endereço dos locais que entram no programa.
Medicamentos gratuitos e com desconto oferecidos pelo programa
Como informado anteriormente, o PFPB oferece medicamentos gratuitos para tratar a diabetes, asma e hipertensão. Neste caso, os princípios ativos com 100% de gratuidade são:
- Brometo de Ipratrópio (asma);
- Dipropionato de Beclometsona (asma);
- Sulfato de Salbutamol (asma);
- Cloridrato de Metformina (diabetes);
- Glibenclamida (diabetes);
- Insulina Humana (diabetes);
- Insulina Humana Regular (diabetes);
- Atenolol (hipertensão);
- Captopril (hipertensão);
- Cloridrato de Propranolol (hipertensão);
- Hidroclorotiazida (hipertensão);
- Losartana Potássica (hipertensão);
- Maleato de Enalapril (hipertensão);
- Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial);
- Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial);
- Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial);
- Furosemida 40 mg (hipertensão arterial).
Já os descontos são oferecidos para casos como dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma, osteoporose, anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Os medicamentos são os seguintes:
- Acetato de Medroxiprogesterona (anticoncepção);
- Alendronato de Sódio (osteoporose);
- Budesonida (rinite);
- Carbidopa + Levodopa (doença de Parkinson);
- Cloridrato de Benserazida + Levodopa (doença de Parkinson);
- Etinilestradiol + Levonorgestrel (anticoncepção);
- Maleato de Timolol (glaucoma);
- Noretisterona (anticoncepção);
- Sinvastatina (colesterol);
- Valerato de Estradiol + Enantato de Noretisterona (anticoncepção);
- Dapagliflozina 10 mg (diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular);
- Fraldas geriátricas.
É possível conferir a lista de remédios subsidiados e gratuitos consultando o código de barras do produto no portal do Ministério da Saúde. As informações foram atualizadas neste ano.