Aposentadoria com reajuste já será paga a partir de janeiro; veja datas

O valor reajustado do benefício será pago a partir do calendário de janeiro aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS.

A aposentadoria do INSS terá novo piso a partir de 2023, com base na estimativa do salário mínimo. Por regra, os benefícios do instituto seguem como referência esse valor, conforme a legislação previdenciária brasileira. Os valores reajustados começam a ser pagos já em janeiro. Veja, ao longo da matéria, o calendário completo divulgado pelo INSS e o valor previsto para o piso do benefício.

continua depois da publicidade

Até o momento, há estimativas quanto ao valor do mínimo para o próximo ano, que servirá de base para os benefícios pagos pelo INSS. Entre os valores pagos, estão aposentadorias, pensões, BPC e outros.

Valor da aposentadoria 2023: calendário 2023

A estimativa atualizada segue as previsões para o valor do salário mínimo no país. Com isso, a equipe de transição do governo eleito prevê um reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 em 2023. A PEC da Transição, inclusive, já foi aprovada no Senado e segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Leia também

Ela poderá liberar o aumento real do salário mínimo a partir do próximo ano. No entanto, o valor ainda não está confirmado. A divulgação oficial deverá ocorrer no final de 2022 ou início de 2023. O novo valor, de qualquer maneira, será pago a partir de janeiro aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS.

continua depois da publicidade

Confira todas as datas para o pagamento do benefício de janeiro de 2023, que já virá com o reajuste:

Segurados que recebem até um salário mínimo

  • Beneficiários com NIS final 1: 25 de janeiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 2: 26 de janeiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 3: 27 de janeiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 4: 30 de janeiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 5: 31 de janeiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 6: 1 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 7: 2 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 8: 3 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 9: 6 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiários com NIS final 0: 7 de fevereiro de 2023.

Segurados que recebem mais de um salário mínimo

  • Beneficiário com NIS final 1 ou 6: 1 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com NIS final 2 ou 7: 2 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com NIS final 3 ou 8: 3 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com NIS final 4 ou 9: 6 de fevereiro de 2023;
  • Beneficiário com NIS final 5 ou 0: 7 de fevereiro de 2023.

Como consultar benefício do INSS

Existem três formas de consultar um benefício. Em todos os casos, será preciso informar o número do CPF do beneficiário:

continua depois da publicidade

Pelo site

O pagamento do benefício previdenciário pode ser consultado no site Meu INSS. A plataforma reúne vários serviços digitais do INSS. Para acessar, é necessário realizar o login com o número do CPF e a senha. Já no primeiro acesso, será preciso realizar o cadastro.

Após isso, basta preciso clicar em "Extrato de Pagamento". A partir de então, as informações sobre o benefício já estarão disponíveis para o segurado.

Aplicativo

Ao acessar o aplicativo “Meu INSS”, disponível para sistemas Android e iOS, é preciso fazer o login com o número do CPF, ou o cadastro para usuários de primeiro acesso.

continua depois da publicidade

Os serviços ofertados por meio do aplicativo serão listados na ferramenta. Contudo, é possível acessar as mesmas informações do site.

Telefone

As consultas de benefícios do INSS podem ser realizadas na central de atendimento por telefone. Deste modo, basta o beneficiário ligar no número 135 e informar seu CPF.

Durante a ligação, o atendente vai solicitar a confirmação de algumas informações cadastrais, como data de nascimento e nome da mãe, utilizadas para evitar fraudes e proteger os dados do cliente.

É importante salientar que esse tipo de atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ligações realizadas por telefone fixo ou público não têm cobrança.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade