Passe livre: gratuidade de ônibus para idosos é retomada NESTE estado

A gratuidade de ônibus para idosos deve ser iniciada no ano de 2023 sem considerar faixa de renda. Saiba mais.

Pessoas com idade entre 60 e 64 anos poderão utilizar o transporte público sem pagar nada a partir do próximo ano. O Passe Livre irá garantir gratuidade em ônibus e metrô para mais idosos em 2023 em um estado da região sudeste do país. A medida deve começar a vigorar já no dia 1° de janeiro.

continua depois da publicidade

De acordo com o Estatuto do Idoso, quem tem 65 anos ou mais já possui acesso livre em ônibus municipais, intermunicipais, metrô e trens em todo o país. Contudo, cada localidade pode definir se irá abranger idosos com idade inferior ou não.

Qual estado vai dar Passe Livre para idosos?

passe livre, passe livre para idosos, gratuidade no ônibus para idosos

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Leia também

O governo do estado de São Paulo determinou a retomada da gratuidade na passagem de ônibus para idosos a partir de 60 anos de idade. A decisão foi tomada após receber a maioria dos votos no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), permitindo que mais pessoas tenham acesso ao benefício.

O projeto original do Passe Livre foi enviado à Assembleia Legislativa (Alesp) no mês de outubro, contemplando apenas os idosos que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Contudo, a medida anunciada pelo governador Rodrigo Garcia, em evento na zona leste da capital paulista nesta quinta-feira (15/12), se estende a todos os idosos.

continua depois da publicidade

“Nós vamos, a partir de 1º de janeiro, dar a gratuidade para pessoas de 60 a 64 anos no transporte coletivo do Estado. É uma lei aprovada pela Assembleia e que será sancionada por mim. A Assembleia avançou em relação a voltar a gratuidade por idade e não mais por faixa de renda, e é isso que deve valer a partir de 1º de janeiro, junto também com uma decisão que a Prefeitura de São Paulo está tomando a partir de hoje”, disse o governador.

O Passe Livre foi concedido em São Paulo, pela primeira vez, no ano de 2013 após manifestações contra o aumento da passagem. No entanto, em dezembro de 2020, o direito à gratuidade no ônibus foi suspendida para idosos de 0 a 64 anos. Na capital estadual, a política já está valendo. No restante dos municípios, deve começar a vigorar no próximo ano.

Tarifa zero no ônibus pode acontecer em todo país

Além de implementar a gratuidade para idosos no ônibus, o governador de São Paulo foi citado como um dos apoiadores da tarifa zero em todo o país. Uma proposta do deputado federal Jilmar Tatto prevê a criação de um Sistema Integrado de Mobilidade, com gratuidade no transporte público em todo o país.

continua depois da publicidade

Segundo Tatto, a inspiração vem do Sistema Único de Saúde que oferece atendimento gratuito para todas as pessoas. O deputado afirmou que a implantação, caso a proposta seja aprovada, deve ser feita de forma gradual ao longo de dois anos. Dessa forma, até mesmo quem não é idoso poderá transitar sem pagar nada.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade