Auxílio Gás: saiba quem recebe o benefício em dezembro

O Auxílio Gás é um benefício social pago bimestralmente. Desse modo, haverá um novo lote liberado no mês de dezembro.

O Auxílio Gás é um dos benefícios do Governo Federal, que é pago de maneira bimestral a milhões de famílias brasileiras. A próxima parcela será paga no mês de dezembro, conforme o calendário do Auxílio Brasil, que serve como base para o repasse do Auxílio Gás.

continua depois da publicidade

Este é o último mês onde o público elegível terá o valor de 100% necessário para a compra de um botijão de gás de 13kg. A previsão é que essa medida seja encerrada, pois em 2023 o benefício retornará ao padrão de parcelas equivalentes a 50% do preço do gás de cozinha.

Calendário do Auxílio Gás em dezembro

O Auxílio Gás é coordenado pelo Ministério da Cidadania, em parceria com a Caixa Econômica Federal – responsável por realizar o pagamento. O calendário segue a mesma ordem de pagamento do Auxílio Brasil. Dessa maneira, as datas previstas para o mês de dezembro, são:

Leia também
  • Número final do benefício 1: 12 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 2: 13 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 3: 14 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 4: 15 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 5: 16 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 6: 19 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 7: 20 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 8: 21 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 9: 22 de dezembro de 2022;
  • Número final do benefício 0: 23 de dezembro de 2022.

Quem recebe o Auxílio Gás?

Esse é um programa social destinado às famílias de baixa renda, que possui critérios de prioridade e regras de elegibilidade. No geral, ele é operacionalizado pelo Ministério da Cidadania, com pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal. Dessa maneira, são considerados elegíveis:

continua depois da publicidade
  • Famílias que possuem inscrição regular e atualizado no Cadastro Único;
  • Famílias que possuem renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias brasileiras que possuem cadastro regular e atualizado no Cadastro Único, incluindo famílias inscritas em outros programas do governo;
  • Famílias que tenha, entre os componentes, indivíduo inscrito no BPC/Loas.

Quanto à ordem de prioridade, o Auxílio Gás atende principalmente as famílias brasileiras onde há mulheres vítimas de violência doméstica inseridas em medidas protetivas de segurança. Depois, a prioridade é concedida às famílias com registro no CadÚnico atualizado nos últimos 25 meses e as famílias com menor renda por pessoa.

Em seguida, a preferência é pelas famílias com maior quantidade de pessoas, com beneficiários do Auxílio Brasil e cadastro qualificado. Apesar dessa diferenciação, todos os beneficiários recebem o mesmo valor.

continua depois da publicidade

Por via de regra, o pagamento do Auxílio Gás é determinado a cada novo ciclo de pagamento, pois depende da variação do preço. Basicamente, o valor do benefício depende diretamente da média nacional de preços do botijão de gás divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em outubro, último período de pagamentos, o Auxílio Gás transferiu R$ 112 para os beneficiários. Em razão disso, é possível que o valor varie para os repasses no mês de dezembro.

É importante lembrar que há possibilidade de algumas famílias brasileiras receberem o Auxílio de R$ 712 em dezembro. Basicamente, essa quantia corresponde ao valor acumulado do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás, aos cidadãos que atenderem às regras de ambos os programas sociais.

continua depois da publicidade

Consulta do Auxílio Gás

A consulta do Auxílio Gás pode ser realizada no aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para Android e iOS. Além disso, os beneficiários podem acessar ainda o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS, ou entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa no telefone 111.

Caso haja alguma dúvida ou necessite de suporte especializado, será possível entrar em contato com o Ministério da Cidadania, no telefone 121.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade