O Cadastro Único para Programas Sociais, conhecido como CadÚnico, é a principal ferramenta do Governo Federal para acompanhamento das famílias de baixa renda. Assim, é fundamental que os cidadãos saibam como consultar a sua inscrição pela internet para não perderem os benefícios que estão inscritos.
Mais ainda, o CadÚnico é utilizado pelo governo estadual e municipal para a criação de novas políticas públicas. Atualmente, programas sociais como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros utilizam as informações na plataforma para a inclusão de novos beneficiários. Saiba mais a seguir:
Como consultar a inscrição do CadÚnico pela internet?
As famílias interessadas em consultar se a inscrição no Cadastro Único foi efetuada corretamente podem acessar o aplicativo Meu CadÚnico. Disponível para Android e iOS, essa plataforma permite a consulta das informações de cada pessoa da família, assim como a situação do registro e se é necessário atualizar algum dado.
Ou seja, por meio do Meu CadÚnico, os brasileiros conseguem consultar se há necessidade de atualizar as informações, mas também se foram incluídos em algum pente-fino. Desse modo, poderão atender às exigência da revisão ou da averiguação cadastral para que não haja suspensão dos benefícios, ou do cadastro.
Além disso, o cidadão pode acessar o aplicativo para baixar o comprovante de cadastramento. No geral, esse comprovante inclui também o Número de Inscrição Social, nome do Representante Familiar e outras informações prioritárias acerca de inscrição na base de dados do governo.
O acesso ao comprovante de cadastramento também pode ser feito por meio da internet, no site do CadÚnico no portal do Governo Federal. Caso não tenha acesso à internet ou encontre dificuldades no acesso, os cidadãos podem solicitar o comprovante presencialmente, nas unidades de atendimento do município.
Mais ainda, a plataforma oferece a possibilidade de realizar denuncias de casos em que o setor responsável pelo Cadastro Único na região não queira fazer o cadastramento. Neste caso, pode-se abrir um pedido de atendimento na própria aplicação, mas também entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania pelo número 121.
Quem pode se inscrever no Cadastro Único?
De acordo com a legislação vigente no país sobre o CadÚnico, podem se inscrever:
- Famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
- Famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que o cadastro esteja vinculado à inclusão direta em programas sociais do governo federal, estadual ou municipal;
- Famílias unipessoais, constituídas por pessoas que moram sozinhas;
- Famílias ou pessoas em situação de rua;
Apesar disso, a inscrição no Cadastro Único não representa uma inclusão automática nos benefícios sociais. No geral, cada iniciativa possui um conjunto de regras de elegibilidade específicos, assim como critérios de seleção e instituições responsáveis.
Sendo assim, os beneficiários interessados nos pagamentos mensais e transferência de renda precisam consultar especificamente as regras da iniciativa social.
Ainda que as regras da inscrição no CadÚnico incluam diferentes grupos de renda, o Auxílio Brasil, por exemplo, estabelece parâmetros específicos para a renda mensal per capita dos beneficiários.