Calendário INSS novembro: veja todas as datas oficiais de pagamento

Aposentados e pensionistas já podem consultar as datas de pagamento do benefício, que começará a ser liberado a partir do dia 24 deste mês.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assegurou que o pagamento do benefício terá seu início na última semana do mês de novembro e na primeira semana do mês de dezembro.

continua depois da publicidade

Todos os segurados pelo Instituto devem ter atenção quanto ao calendário de pagamento, pois há uma diferença nas datas para o depósito aos beneficiários que recebem um salário mínimo, e os que recebem acima deste valor.

Seguindo uma ordem de pagamento, os primeiros a receber o benefício são os aposentados, pensionistas e as pessoas elegíveis ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) que recebem mensalmente até um salário mínimo.

Posteriormente, é realizado o pagamento às pessoas que recebem salários acima do mínimo. Desse modo, neste mês de novembro, o INSS irá fazer o pagamento referente a nova parcela do 13º salário para os beneficiários que são aposentados, e para os que recebem pensão por morte e auxílios devido a doenças, acidente ou reclusão.

continua depois da publicidade
Leia também

Esse novo lote do 13º salário será destinado especificamente para aqueles que começaram a receber o benefício do INSS a partir de maio de 2022. Até porque os demais segurados receberam o abono de maneira antecipada logo no primeiro semestre deste ano.

Além disso, é importante destacar que para o próximo ano, de acordo com o previsto pelo governo federal e a Lei das Diretrizes Orçamentárias, o piso nacional poderá ter correção entre 6,54% a 6,77%. No entanto, os valores oficiais do reajuste do salário mínimo só serão divulgados no mês de janeiro de 2023.

continua depois da publicidade

Veja a seguir as datas oficiais de pagamento do benefício do INSS neste mês.

Calendário de pagamento do INSS do mês de novembro

O calendário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem como base para a ordem de pagamento o Número de Beneficiário (NB) dos seus segurados.

Diante disso, para a interpretação do calendário de pagamento e saber quando você receberá a sua parcela do benefício, é importante ter em mãos o penúltimo número de seu NB.

Aos segurados que recebem o valor de até um salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.212,00, às datas de pagamento do benefício estão organizadas da seguinte forma:

continua depois da publicidade
  • NB com penúltimo dígito 1: 24 de novembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 2: 25 de novembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 3: 28 de novembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 4: 29 de novembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 5: 30 de novembro de 2022.
  • NB com penúltimo dígito 6: 1 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 7: 2 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 8: 5 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 9: 6 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 0: 7 de dezembro de 2022.

Para os segurados que recebem valores mensais superiores ao salário mínimo, o calendário é o seguinte:

  • NB com penúltimo dígito 1 ou 6: 1 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 2 ou 7: 2 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 3 ou 8: 5 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 4 ou 9: 6 de dezembro de 2022;
  • NB com penúltimo dígito 5 ou 0: 7 de dezembro de 2022.

A consulta dos pagamentos de seu benefício pode ser feita pela internet ou pelo telefone através do número 135, que fica disponível de segunda-feira a sábado, entre 7 horas e 22 horas.

Calendário INSS 2022

Calendário INSS 2022. Foto: Divulgação / INSS

Como receber o pagamento?

O saque do benefício do INSS pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, nas Casas Lotéricas ou nas salas de autoatendimento da Caixa. O beneficiário precisa levar o documento de identidade, o cartão de Previdência Social e saber a senha.

Para quem deseja atualizar os dados pessoais como número de telefone, endereço e e-mail basta acessar o Meu INSS. O portal pode ser acessado pelo site ou através do aplicativo gratuito, que tem versão disponível para sistemas iOS e Android.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade