5G grátis para pessoas de baixa renda pode se tornar realidade em 2023

Grupo de transição de governo já fala em 5G grátis para parcela mais pobre da população. Origem das verbas ainda está sendo analisada.

Com a internet cada vez mais presente no cotidiano, já existe uma ideia de que o 5G grátis seja ofertado para pessoas de baixa renda em todo o Brasil. A discussão vem sendo feita no governo de transição, nomeado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá assumir oficialmente em janeiro de 2023.

continua depois da publicidade

A informação sobre o 5G gratuito veio de um dos membros do grupo de transição, o ex-presidente da Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A), Jorge Bittar. Segundo ele, este seria um caminho para “universalizar” o acesso de todas as pessoas à internet.

5G grátis: recursos sairiam de subsídios e fundos

Com o país ainda sofrendo com os impactos fiscais decorrentes da pandemia e também da PEC Kamikaze, a origem dos recursos para o 5G grátis em 2023 passa a ser um tema de preocupação para muitas pessoas, principalmente os setores econômicos. De acordo com Bittar, o grupo de transição vem discutindo sobre o tema.

Leia também

Entre as possibilidades citadas por ele, está a de utilizar verbas do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, mas não detalhou sobre como isso seria feito e nem deu uma data precisa.

continua depois da publicidade

Em entrevista ao portal da GZH, Bittar afirmou também que uma "combinação de impostos e subsídios públicos" estão sendo estudados e podem ser uma das chaves para atingir o objetivo de financiar o serviço. Ele reitera que há uma preocupação no novo governo de não sair das regras orçamentárias.

Ao mesmo tempo, Bittar afirmou que, durante a pandemia, muitas crianças ficaram sem acesso à internet e, consequentemente, sem educação de qualidade. O tema já foi falado algumas vezes por Lula durante os discursos de campanha e também após as eleições.

continua depois da publicidade

Segundo o presidente eleito, um dos objetivos do novo governo é zerar o déficit de aprendizado causado pela pandemia, principalmente nas escolas públicas, onde o número de alunos que estão em famílias de baixa renda costuma ser maior.

A alfabetização foi um dos aspectos que mais sofreram, com alunos indo para séries mais avançadas sem conseguirem ler ou escrever de forma adequada.

De qualquer forma, a 5G grátis ainda deve demorar a acontecer, pois faltam muitos trâmites legais a serem observados. Por isso, é provável que ocorra somente a partir de 2023.

continua depois da publicidade

O que é o 5G

O 5G, sigla para (5ª Geração), é um padrão de tecnologia que é utilizado por redes móveis e também de banda larga para propagar o sinal de internet. De acordo com especialistas na área, se bem for bem implementado, o 5G pode revolucionar os meios de telecomunicação e também as indústrias que utilizam serviços automatizados.

A quantidade de dados transmitidos, assim como a velocidade de download são bem superiores ao 4G. Por outro lado, por ser recente, ainda é uma tecnologia cara que está dando seus primeiros passos em vários países.

No Brasil, o 5G chegou oficialmente em Brasília, em julho de 2022. Em seguida, outras capitais como Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro passaram a ter o sinal.

Por ainda estar no começo, a tecnologia está restrita aos grandes centros urbanos, mas, assim como ocorreu com o 3G e com o 4G, deverá chegar no interior do país nos próximos anos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade