Com a internet cada vez mais presente no cotidiano, já existe uma ideia de que o 5G grátis seja ofertado para pessoas de baixa renda em todo o Brasil. A discussão vem sendo feita no governo de transição, nomeado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá assumir oficialmente em janeiro de 2023.
A informação sobre o 5G gratuito veio de um dos membros do grupo de transição, o ex-presidente da Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A), Jorge Bittar. Segundo ele, este seria um caminho para “universalizar” o acesso de todas as pessoas à internet.
5G grátis: recursos sairiam de subsídios e fundos
Com o país ainda sofrendo com os impactos fiscais decorrentes da pandemia e também da PEC Kamikaze, a origem dos recursos para o 5G grátis em 2023 passa a ser um tema de preocupação para muitas pessoas, principalmente os setores econômicos. De acordo com Bittar, o grupo de transição vem discutindo sobre o tema.
Entre as possibilidades citadas por ele, está a de utilizar verbas do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, mas não detalhou sobre como isso seria feito e nem deu uma data precisa.
Em entrevista ao portal da GZH, Bittar afirmou também que uma “combinação de impostos e subsídios públicos” estão sendo estudados e podem ser uma das chaves para atingir o objetivo de financiar o serviço. Ele reitera que há uma preocupação no novo governo de não sair das regras orçamentárias.
Ao mesmo tempo, Bittar afirmou que, durante a pandemia, muitas crianças ficaram sem acesso à internet e, consequentemente, sem educação de qualidade. O tema já foi falado algumas vezes por Lula durante os discursos de campanha e também após as eleições.
Segundo o presidente eleito, um dos objetivos do novo governo é zerar o déficit de aprendizado causado pela pandemia, principalmente nas escolas públicas, onde o número de alunos que estão em famílias de baixa renda costuma ser maior.
A alfabetização foi um dos aspectos que mais sofreram, com alunos indo para séries mais avançadas sem conseguirem ler ou escrever de forma adequada.
De qualquer forma, a 5G grátis ainda deve demorar a acontecer, pois faltam muitos trâmites legais a serem observados. Por isso, é provável que ocorra somente a partir de 2023.
O que é o 5G
O 5G, sigla para (5ª Geração), é um padrão de tecnologia que é utilizado por redes móveis e também de banda larga para propagar o sinal de internet. De acordo com especialistas na área, se bem for bem implementado, o 5G pode revolucionar os meios de telecomunicação e também as indústrias que utilizam serviços automatizados.
A quantidade de dados transmitidos, assim como a velocidade de download são bem superiores ao 4G. Por outro lado, por ser recente, ainda é uma tecnologia cara que está dando seus primeiros passos em vários países.
No Brasil, o 5G chegou oficialmente em Brasília, em julho de 2022. Em seguida, outras capitais como Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro passaram a ter o sinal.
Por ainda estar no começo, a tecnologia está restrita aos grandes centros urbanos, mas, assim como ocorreu com o 3G e com o 4G, deverá chegar no interior do país nos próximos anos.