Se você está inscrito no CadÚnico e recebe algum benefício do Governo Federal, fique atento, pois é necessário fazer a atualização cadastral até o dia 11 de novembro de 2022. Isso vale para as pessoas que não atualizaram o cadastro desde 2016 ou 2017.
Essa é uma nova oportunidade para atualizar os dados, uma vez que esse prazo se encerraria no dia 14 de outubro, mas foi prorrogado por mais 30 dias após as imensas filas que se formaram nos postos de atendimento.
CadÚnico: por que realizar a atualização?
Se você recebe algum benefício social, como o Auxílio Brasil, deve realizar a atualização cadastral sob pena de não receber mais o benefício. E não apenas o Auxílio Brasil é que está vinculado ao CadÚnico, mas outros programas do Governo Federal, como:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
- Vale-gás;
- Tarifa social da energia elétrica;
- ID Jovem;
- Carteira do Idoso;
- Casa Verde e Amarela.
Conforme informações do Governo, até setembro cerca de 263 mil famílias ainda não haviam realizado as atualizações exigidas e poderão ter o benefício suspenso.
Atualização deve ser feita de dois em dois anos?
De acordo com a regra geral do CadÚnico, a atualização cadastral deve ocorrer de dois em dois anos. Confira o que diz o site oficial do Governo Federal:
“Para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único, as famílias inscritas devem manter seus dados cadastrais atualizados. Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.”
No entanto, devido aos impactos da pandemia da COVID-19, que alterou o cronograma de diversos programas sociais, o Ministério da Cidadania escalonou essa atualização, de forma que estão sendo convocadas apenas as famílias que tiveram cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017.
Assim, quem atualizou os dados em 2018 ou 2019 será convocado para atualizar os dados no próximo ano, fugindo da regra de atualização de dois em dois anos.
Se você tem dúvidas de como está o seu cadastro, basta baixar o aplicativo do CadÚnico, que está disponível tanto para usuários do Android (Play Store), quanto para usuários de Iphone (App Store).
Caso não tenha nenhuma informação cadastral para atualizar, no aplicativo você pode apenas confirmá-las. Entretanto, se ocorreu alterações, como troca de endereço, você precisa comparecer ao CRAS – Centro de Referência e Assistência Social ou outro posto de atendimento onde irá passar por nova entrevista.
Documentos necessários para atualizar dados
Ao comparecer no CRAS ou no respectivo posto de atendimento, lembre-se de ter em mãos a seguinte documentação exigida:
- CPF ou título de eleitor do responsável da família;
- Documento de identificação de todos componentes da família (RG ou CPF ou carteira de trabalho ou título de eleitor ou certidão de nascimento ou certidão de casamento);
- Comprovante de residência (preferencialmente);
- Se houver crianças, apresentar a declaração escolar (preferencialmente).