Auxílio Brasil: governo decide se haverá antecipação do calendário de novembro

Auxílio Brasil será antecipado em novembro como nos meses de agosto e outubro? Ministério da Cidadania já tomou a decisão.

Conforme o Ministério da Cidadania, os pagamentos de novembro do Auxílio Brasil não serão antecipados. Dessa maneira, os repasses acontecem conforme o calendário oficial divulgado no início do ano. Ao todo, mais de 21 milhões de famílias deverão ser beneficiadas.

continua depois da publicidade

Quem recebe primeiro são os integrantes do programa com Número de Identificação Social final 1. Vale lembrar que, até o mês de dezembro, os valores médios do benefício são de R$ 600 por beneficiário. O Auxílio Brasil tem objetivo de integrar várias políticas públicas para atender a população em situação de vulnerabilidade social.

Coordenado sob responsabilidade do Ministério da Cidadania, e com valores repassados pela Caixa Econômica Federal, o benefício estimula a emancipação desses grupos para poderem alcançar autonomia, superando situações de vulnerabilidade social. Confira, abaixo, o calendário oficial do Auxílio Brasil para novembro.

Leia também

Calendário dos pagamentos de novembro do Auxílio Brasil

De acordo com o Ministério da Cidadania, os valores não serão antecipados como em meses anteriores. Dessa maneira, os repasses seguem a previsão divulgada no começo do ano:

continua depois da publicidade
  • Número de Identificação Social final 1: 17 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 2: 18 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 3: 21 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 4: 22 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 5: 23 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 6: 24 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 7: 25 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 8: 28 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 9: 29 de novembro de 2022;
  • Número de Identificação Social final 0: 30 de novembro de 2022.

Consulta do Auxílio Brasil: mês de novembro

Calendário Auxílio Brasil

Calendário Auxílio Brasil. Foto: Divulgação/Ministério da Cidadania

continua depois da publicidade

Para realizar a consulta das parcelas do Auxílio Brasil, é preciso informar o número do CPF. Dessa maneira, é possível entrar em contato com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, ligando para o telefone 111, ou 121 para falar com o  Ministério da Cidadania.

Na ligação, a pessoa responsável familiar deverá informar o número do seu CPF e outros dados pessoais que confirmem a identidade. É importante informar qual programa social o beneficiário se refere, neste caso, o Auxílio Brasil.

Além disso, também é possível realizar a consulta das parcelas por meio dos aplicativos do Auxílio Brasil ou Caixa Tem. O acesso é disponibilizado após informar o CPF e a senha.

O depósito é repassado às contas dos beneficiários, seja poupança social digital, conta-corrente de depósito à vista, conta contábil ou conta especial de depósito à vista.

continua depois da publicidade

Pente fino do Auxílio Brasil: como atualizar o cadastro?

É importante salientar que um novo pente-fino do Ministério da Cidadania está sendo realizado no programa Auxílio Brasil desde o mês de setembro.

O processo, nomeado de focalização, tem objetivo de cortar o auxílio de famílias com renda superior ao limite estabelecido. Neste sentido, o pente-fino do Auxílio Brasil tem objetivo de revisar mais categorias de beneficiários.

O pagamento dos benefícios é mantido a partir de uma revisão periódica dos cidadãos. Neste sentido, qualquer alteração no quadro familiar exige que seja repassada a informação para o CadÚnico, incluindo mortes, casamentos, nascimentos e a mudança de membros para outras residências.

Caso as informações precisem ser modificadas, o Representante Familiar deverá comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social do seu município, ou a um posto de cadastramento da Prefeitura, para realizar nova entrevista de cadastro.

continua depois da publicidade

Os dados também podem ser consultados pelo aplicativo do CadÚnico, ou na página do Ministério da Cidadania. Em ambos os casos, será preciso procurar pela opção “Atualização Cadastral por Confirmação”.

Leia também

Concursos em sua
cidade