13º salário extra do INSS será pago neste mês; veja regras e calendário

Segurados que tiveram seus benefícios a partir de maio recebem o 13º salário em uma única parcela, antes do fim do ano. Confira.

O governo federal antecipou o pagamento do 13º salário extra do INSS, pago a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Sendo assim, o pagamento foi escalonado e teve início em abril deste ano. Entretanto, pessoas que começaram a receber os benefícios a partir de maio, recebem o 13º salário já a partir de novembro de 2022.
– Inmet ALERTA: previsão de fortes chuvas em quase todo o Brasil

continua depois da publicidade

A antecipação do pagamento do 13º salário extra do INSS é garantida para aqueles segurados que durante 2022 receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Ainda de acordo com o INSS, a antecipação do pagamento do 13º salário vai acabar beneficiando 30,5 milhões de beneficiários em todo o Brasil. A medida do governo também será responsável por injetar R$ 56,7 bilhões.

Leia também

O 13º salário extra do INSS não é pago a beneficiários do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada) e do Renda Mensal Vitalícia. O valor do 13º salário é calculado baseado na renda prevista para dezembro de 2022.

Calendário de pagamento do 13º salário extra do INSS

A antecipação do 13º salário extra do INSS permitiu que o governo federal pagasse o abono em duas parcelas, juntamente com o benefício de cada mês. Dessa forma, os repasses começaram a ser feitos em 25 de abril.

continua depois da publicidade

As pessoas com pagamentos feitos em maio começam a receber o 13º salário agora em novembro. São dois calendários, um para aqueles que recebem 1 salário mínimo e outro para quem recebe mais de 1 salário.

Para os que recebem 1 salário, o 13º salário extra do INSS será pago neste mês, no dia 24 de novembro. Dessa forma, a data é estipulada de acordo com o final do NIS de cada um. Assim, os de final 1 recebem no dia 24 de novembro e assim por diante, até o dia 7 de dezembro, para aqueles com final 0 do NIS.

13º para os que recebem 1 salário mínimo

NIS      Data de pagamento
1            24 de novembro
2           25 de novembro
3           28 de novembro
4           29 de novembro
5           30 de novembro
6           1 de dezembro
7           2 de dezembro
8          5 de dezembro
9          6 de dezembro
0          7 de dezembro

continua depois da publicidade

13º para quem recebe mais de 1 salário mínimo

NIS      Data de pagamento
1/6        1 de dezembro
2/7        2 de dezembro
3/8       5 de dezembro
4/9       6 de dezembro
5/0       7 de dezembro

Valor do 13º salário do INSS

A primeira parcela do 13º salário é equivalente à metade do valor do benefício mensal para segurados já aposentados em janeiro de 2022. A segunda parcela, entretanto, possui descontos de Imposto de Renda, para aqueles que precisam pagar o imposto. Pessoas que receberam o benefício depois de janeiro recebem os valores do 13º salário de maneira proporcional.

Consultas

O usuário pode consultar os benefícios do INSS por telefone, internet e aplicativos. Para consultas via telefone, basta ligar para o número 135. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h.

continua depois da publicidade

Pelo site do Meu INSS, o segurado pode consultar diversos serviços digitais oferecidos. Basta fazer o login na tela inicial e ir até a opção “extrato de pagamento” para ter acesso ao extrato individual e outros serviços.

Usuários de smartphones podem fazer consultas de benefícios pelo aplicativo Meu INSS, disponível para os principais sistemas operacionais. Assim como no site, basta fazer login e procurar pelo serviço desejado.

Leia também

Concursos em sua
cidade