O 13º salário, pago a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), foi antecipado pelo governo federal no primeiro semestre de 2022. Os pagamentos começaram em abril e se estenderam até junho.
Entretanto, os segurados contemplados com o benefício a partir do mês de maio vão receber o abono em uma única parcela, prevista para os meses de novembro e dezembro. Ao todo, são cerca de 30,5 milhões de benefícios pagos no Brasil que injetarão cerca de R$ 56,7 bilhões na economia.
O 13º salário do INSS é pago a segurados que tenham recebido auxílios por incapacidade, por acidente, aposentadoria, pensão por morte ou por reclusão. Confira a seguir quem são os segurados que podem receber ainda em 2022 e a data prevista.
Novo lote do 13º salário do INSS
Antecipado pelo governo federal, o pagamento do 13º salário teve início em abril de 2022. Entretanto, segurados que começaram a receber benefícios a partir de maio, por sua vez, vão contabilizar o repasse em uma única parcela, prevista para os meses de novembro e dezembro.
O valor do 13º salário é calculado a partir da renda prevista para dezembro de 2022. A gratificação, entretanto, segue dois calendários: um para quem recebe 1 salário-mínimo e outro para quem recebe mais do que o piso.
Os pagamentos seguem uma ordem que vai de acordo com o final do NIS do segurado. Nesse sentido, os de final 1 recebem em 24 de novembro, dando início ao calendário. O repasse finaliza em 7 de dezembro, contemplando os segurados com NIS final zero.
Calendário para segurados que recebem 1 salário-mínimo
- Final do NIS 1: pagamento em 24 de novembro;
- Final do NIS 2: pagamento em 25 de novembro;
- Final do NIS 3: pagamento em 28 de novembro;
- Final do NIS 4: pagamento em 29 de novembro;
- Final do NIS 5: pagamento em 30 de novembro;
- Final do NIS 6: pagamento em 1 de dezembro;
- Final do NIS 7: pagamento em 2 de dezembro;
- Final do NIS 8: pagamento em 5 de dezembro;
- Final do NIS 9: pagamento em 6 de dezembro;
- Final do NIS 0: pagamento em 7 de dezembro.
Calendário para segurados que recebem mais de 1 salário-mínimo
- Final do NIS 1/6: recebem em 1 de dezembro;
- Final do NIS 2/7: recebem em 2 de dezembro;
- Final do NIS 3/8: recebem em 5 de dezembro;
- Final do NIS 4/9: recebem em 6 de dezembro;
- Final do NIS 5/0: recebem em 7 de dezembro.
Quem recebe o 13º salário?
Os segurados com direito a receber o 13º salário são aqueles que, durante o ano de 2022, receberam os seguintes auxílios:
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
Vale frisar que os beneficiários de algumas medidas assistenciais, como é o caso do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e da Renda Mensal Vitalícia, não têm direito a receber o 13º salário.
Consultas e informações sobre o 13º salário do INSS
Os segurados que necessitem de maiores informações quanto ao pagamento podem fazer consultas por telefone, pelo site e/ou por meio do aplicativo. Veja como:
Telefone
Basta ligar no número 135 e informar o CPF e outras informações cadastrais. O usuário também deverá confirmar sobre qual benefício deseja as informações (procedimento padrão para evitar fraudes). O atendimento neste canal está disponível de segunda a sábado, sempre das 7h às 22h.
Site
Basta que o beneficiário acesse o site Meu INSS, faça login na tela inicial e siga até a aba “Extrato de Pagamento”, que dá detalhes sobre o pagamento do benefício, além de acessar outros serviços (agendamentos, solicitação de extratos e consulta do número do benefício).
Aplicativo
Pelo aplicativo Meu INSS, é fácil de consultar. O usuário deve fazer login e assim terá todos os serviços disponíveis, além do histórico das informações do cadastro pessoal. O aplicativo está disponível para Android e iOS.