Calendário INSS: parcelas de outubro serão pagas em breve; veja as datas

O calendário de pagamento INSS para o mês de outubro já tem as datas definidas. Veja quem tem direito e quando vai receber.

Calendário INSS do mês de outubro já tem as datas disponíveis. Os repasses correspondem aos pagamentos para os aposentados, pensionistas e demais segurados que recebem até um salário mínimo, e também aqueles que recebem parcelas com valores acima dessa quantia.

Leia também

Vale salientar que o calendário de pagamentos é organizado com base no número final do benefício do segurado. Dessa maneira, os cidadãos vinculados ao instituto são divididos em dez grupos ao longo do mês, com datas específicas. Contudo, há ainda a divisão dos beneficiários que recebem mais que um salário mínimo.

Calendário INSS do mês de outubro

É importante salientar que, atualmente, há mais de 36 milhões de brasileiros inscritos em benefícios do instituto no país. No geral, 60% dos beneficiários do INSS recebem até um salário mínimo, incluindo aposentados, pensionistas e inscritos do Benefício de Prestação Continuada.

O cronograma de pagamentos é organizado com base no Número de Beneficiário (NB). Para organizar os aposentados e pensionistas, o instituto considera o penúltimo dígito (999.999.999-9).

De acordo com informações do instituto, os segurados que recebem um salário mínimo, serão contemplados nas seguintes datas:

  • 25 de outubro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 1;
  • 26 de outubro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 2;
  • 27 de outubro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 3;
  • 28 de outubro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 4;
  • 31 de outubro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 5;
  • 1 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 6;
  • 3 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 7;
  • 4 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 8;
  • 7 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 9;
  • 8 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 0.

Já os segurados que recebem valores superiores a um salário mínimo serão atendidos nas seguintes datas:

  • 1 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 1 ou 6;
  • 3 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 2 ou 7;
  • 4 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 3 ou 8;
  • 7 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 4 ou 9;
  • 8 de novembro de 2022: segurado que tem penúltimo dígito da inscrição 5 ou 0.

Confira todas as datas dos pagamentos ainda de 2022:

Calendário INSS 2022
Calendário INSS 2022. Foto: Divulgação / INSS

A consulta dos pagamentos do INSS pode ser realizada junto às plataformas oficiais do Instituto. Para isso, o interessado pode entrar em contato com o número de telefone 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

Além disso, há as opções online: site do Meu INSS ou aplicativo do Meu INSS (Android e iOS). Ambas as ferramentas exigem que o interessado possua conta do gov.br para conferir os valores.

Quais benefícios garantidos pelo INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social atende os beneficiários com a cobertura do auxílio-doença, auxílio-doença acidentário, aposentadoria por invalidez, além daqueles por tempo de contribuição, idade ou morte. Ele ainda prevê o atendimento das profissionais protegidas pela licença-maternidade.

Os outros pagamentos são associados ao salário-família e auxílio-reclusão,  pensão por morte do segurado para o cônjuge ou dependentes. Contudo, cada um dos benefícios previdenciários exige um conjunto de requisitos de elegibilidades específicas.

Quanto aos benefícios assistenciais, o é responsável pelos repasses do Benefício de Prestação Continuada e pela Renda Mensal Vitalícia. Para estes benefícios, não há pagamento de 13º salário do INSS ou pensão por morte.

É importante salientar que o 13° do Instituto Nacional do Seguro Social já foi repassado aos seus beneficiários entre os meses de abril e maio, adiantado pelo terceiro ano seguido em 2022.

Contudo, aposentados e pensionistas que começaram a receber seus benefícios após a data dos depósitos ainda terão acesso ao abono. Assim, está confirmado um 13° salário extra do INSS ainda neste semestre para alguns beneficiários.

Leia também


você pode gostar também

Calendário INSS novembro: novo grupo recebe benefício hoje (28)

Restam 12 pagamentos, conforme o calendário INSS de novembro. Segurados devem se atentar às datas de recebimento de suas parcelas.

13º salário 2022: primeira parcela deve ser paga até esta quarta, 30

O 13º salário 2022 é um direito de todos os trabalhadores formais, ou seja, que atuem em regime CLT.

13º salário extra do INSS: veja quem recebe o abono nesta segunda, 28

Abono extra do INSS será pago a todos aqueles que passaram a receber algum benefício previdenciário a partir de maio deste ano.

Auxílio Brasil: Caixa faz novo pagamento hoje (28); veja calendário completo

Com a aprovação de mais 400 mil famílias, o programa Auxílio Brasil passou a atender cerca de 21,53 milhões de unidades familiares em novembro.

CNH gratuita para CadÚnico é tema de projeto da Câmara

O Projeto de Lei que prevê a CNH gratuita para o CadÚnico está em tramitação na Câmara dos Deputados, mas existem condições específicas na concessão desse benefício.

Abono PIS: veja como consultar o lote extra que foi liberado neste ano

O novo lote extra do Abono Salarial já foi liberado para aproximadamente 1,1 milhão de beneficiários no Brasil.