Auxílio Gás de outubro começa a ser liberado; veja calendário oficial

Em outubro, o Ministério da Cidadania antecipou as transferências do Auxílio Gás dos Brasileiros em cerca de uma semana, garantindo os pagamentos automáticos ao público.

Em outubro, o programa social Auxílio Gás dos Brasileiros será antecipado em cerca de uma semana. Desse modo, a previsão é que os beneficiários considerados elegíveis ao pagamento comecem a receber os valores desse ciclo de transferências a partir desta terça-feira (11).

continua depois da publicidade

No geral, o Auxílio Gás segue o mesmo calendário de transferências do Auxílio Brasil, mas consiste em um benefício de frequência bimestral. Neste novo ciclo de pagamentos, o Ministério da Cidadania optou por antecipar o cronograma, como previsto na Instrução Normativa número 21.

Calendário oficial do Auxílio Gás de outubro

Os pagamentos do Auxílio Gás são organizados pela Caixa Econômica Federal. Neste sentido, a instituição financeira escalona as transferências ao dividir os beneficiários em dez grupos distintos, com base no dígito final do Número de Inscrição Social.

Leia também

Desse modo, cada grupo é atendido numa data específica, com o depósito sendo realizado automaticamente na conta vinculada à Caixa.

continua depois da publicidade

Nos casos em que o beneficiário não possui conta na instituição, é aberta automaticamente uma conta poupança social digital com os dados vinculados ao programa. Em outubro, o calendário de pagamentos do Auxílio Gás segue assim:

Número final do benefícioData de pagamento
111 de outubro
213 de outubro
314 de outubro
417 de outubro
518 de outubro
619 de outubro
720 de outubro
821 de outubro
924 de outubro
025 de outubro

O que é o Auxílio Gás?

O Auxílio Gás dos Brasileiros consiste em um programa de transferência de renda para a população socialmente vulnerável. Com foco na contribuição financeira para a compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg, a iniciativa social tem frequência bimestral, com valores determinados a cada novo ciclo de pagamentos.

continua depois da publicidade

Em outubro, a previsão é que o Auxílio Gás tenha o valor de R$ 112, representando um aumento de R$ 2 em relação à quantia pago em agosto deste ano. Contudo, essa informação depende da média nacional de preços divulgada pela Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP).

Por conta das medidas implementadas pela PEC Kamikaze, o benefício terá os pagamentos equivalentes a 100% do valor necessário para comprar um botijão de gás de cozinha até dezembro deste ano.

A partir de 2023, a previsão é que retorne para os 50%, estabelecidos na legislação que garantiu a criação do programa no país.

continua depois da publicidade

Sendo assim, não há um valor confirmado oficialmente para o ciclo de pagamentos de outubro, mas as regras do benefício seguem inalteradas. Portanto, podem receber o Auxílio Gás:

  • As famílias brasileiras que possuam a inscrição regular e atualizada no sistema do Cadastro Único;
  • As famílias brasileiras que possuam renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por residente;
  • As famílias inscritas em outros benefícios do Governo Federal que possuam os dados atualizados no CadÚnico;
  • As famílias brasileiras que possuam um membro beneficiários do BPC/Loas, mesmo que não tenham inscrição no Cadastro Único.

Além disso, o Auxílio Gás possui alguns critérios de priorização para atender o público mais vulnerável. Neste caso, a prioridade máxima são as famílias brasileiras com mulheres vítimas de violência doméstica, sendo acompanhadas por medidas protetivas de segurança.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade