O Saque Extraordinário é uma modalidade de retirada de valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) lançada pela Caixa Econômica Federal neste ano. Desse modo, os trabalhadores que ainda não acessaram os valores do FGTS esquecido terão até o dia 15 de dezembro para requisitar o pagamento.
Segundo informações da Caixa, instituição pagadora do Saque Extraordinário, estão disponíveis cerca de R$ 9,2 bilhões que ainda não foram acessados pelo público-alvo. Saiba mais a seguir:
Quem tem direito ao FGTS esquecido de 2022?
O Saque Extraordinário é uma medida que integra o pacote de ações do Governo Federal para contornar a crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus. Neste caso, acompanha outras ações, como a antecipação do 13º salário do INSS e a criação do SIM Digital para fomento do empreendedorismo no país.
De acordo com as regras da modalidade, os trabalhadores que possuem contas no fundo com saldo disponível são o público que tem direito ao FGTS esquecido em 2022. No entanto, são incluídas as contas ativas e inativas, referentes a contratos de trabalho que já foram encerrados.
Caso os valores não sejam depositados automaticamente na conta do trabalhador, é necessário solicitar a liberação de recursos diretamente com a Caixa Econômica Federal. No geral, os motivos que podem causar esse bloqueio estão relacionados à determinação judicial associada ao trabalhador, inconsistência nos dados ou pedido de devolução dos valores por parte do empregador.
Além disso, o Saque Extraordinário não está disponível aos trabalhadores que tenham valores bloqueados no fundo de garantia. Sobretudo, os profissionais que possuem garantia das operações de crédito relativas à antecipação do Saque Aniversário não poderão solicitar essa modalidade especial.
Como o valor máximo do Saque Extraordinário é de R$ 1 mil, os trabalhadores não poderão acessar pagamentos superiores, ainda que tenham mais saldo disponível na conta. Em contrapartida, os profissionais que possuem uma quantia menor que o estabelecido podem sacar o dinheiro integralmente, caso queiram.
Como consultar o Saque Extraordinário?
Os trabalhadores podem consultar informações relativas a valores, data de liberação e onde será depositado o dinheiro pelo site da Caixa, mas também pelo aplicativo Caixa Tem. Disponível para Android e iOS, a plataforma ainda oferece uma série de serviços, como pagamento direto na maquininha, transferências bancárias e cartão de débito virtual.
Outro método de consulta é pelo aplicativo do FGTS ou pelo site do fundo. Neste caso, a plataforma também está disponível para Android e iOS e oferece a possibilidade de consultar informações relativas à Conta Poupança Social Digital para os trabalhadores que possuem direito ao Saque Extraordinário.
Por fim, o trabalhador pode ir diretamente às agências da Caixa Econômica Federal e solicitar atendimento personalizado através do agendamento. Caso necessário, é possível ainda realizar alterações cadastrais, informar que não deseja aderir ao Saque Extraordinário ou solicitar o retorno do valor para a conta do FGTS.
De acordo com as regras da modalidade, os saques são realizados primeiro nas contas de contratos extintos que possuem menor saldo. Posteriormente, são liberados os valores vinculados às demais contas, mas também a começar pela que tiver menor saldo.