Calendário BPC de agosto: veja quando sai a nova parcela de R$ 1,2 MIL

Os pagamentos do BPC de agosto seguem o mesmo esquema do calendário de benefícios gerais do INSS, tendo em vista as datas dos que recebem até 1 salário mínimo.

Apesar de ser um benefício assistencial, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) segue o mesmo cronograma dos pagamentos de benefícios gerais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sendo assim, o calendário do BPC de agosto acompanha as transferências realizadas aos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo.

continua depois da publicidade

No entanto, existem regras específicas de elegibilidade e solicitação do benefício. Cabe ressaltar que o BPC/LOAS não é uma aposentadoria, pois não garante o 13º salário do instituto e nem pensão por morte, também não exigindo contribuição prévia com a Previdência por parte do público atendido. Conheça mais regras do programa a seguir:

Quais são as regras do BPC de R$ 1,2 mil?

O Benefício de Prestação Continuada consiste em um programa do INSS para atender idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade que sejam inaptas em sustentar a própria família. Desse modo, garante a transferência mensal de até um salário mínimo, mas existem alguns requisitos de elegibilidade.

Leia também

As pessoas com deficiência precisam passar por uma avaliação social e médica com peritos do INSS para comprovar a situação e também a necessidade de receber os pagamentos. Por via de regra, define-se a deficiência como uma condição que causa impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

continua depois da publicidade

Neste caso, é interpretado como longo prazo um período mínimo de dois anos. Em todas as situações, a deficiência deve ser um impeditivo para a participação plena na sociedade, em situação de igualdade com outros indivíduos. Como um benefício de natureza individual, vitalícia e intransferível, existem algumas regras importantes para receber os pagamentos:

  • Possuir cadastro regular e atualizado no CadÚnico;
  • Ser uma pessoa idosa com 65 anos ou mais ou ser uma pessoa com deficiência em qualquer idade, desde que a condição seja um impeditivo a longo prazo;
  • Possuir uma renda familiar per capita menor ou igual a ¼ do salário mínimo vigente em território nacional;
  • Ser considerado elegível após uma avaliação social e médica com profissionais do INSS.

O benefício pode ser consultado diretamente nos canais de atendimento do INSS. Portanto, pelo número de telefone 135, no site do Meu INSS ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.

continua depois da publicidade

Calendário BPC de agosto: datas de pagamento

Segundo informações do INSS, o novo ciclo de pagamentos do BPC de agosto tem início a partir do dia 25, sendo encerrado no dia 08 de setembro. A previsão é que 36 milhões de brasileiros sejam contemplados com as novas parcelas, sendo 60% desse público atendido especificamente pelo valor de um salário mínimo.

Os pagamentos são realizados pelo instituto nas contas corrente indicadas pelo titular ou através do cartão magnético. A partir da data prevista para a transferência, os beneficiários podem acessar os valores e realizar transferências ou pagamentos.

Dígito final do cartão do benefícioData de pagamento
125 de agosto
226 de agosto
329 de agosto
430 de agosto
531 de agosto
601 de setembro
702 de setembro
805 de setembro
906 de setembro
008 de setembro

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade