Licença-paternidade estendida: veja regras e como funciona em 2022

A licença-paternidade estendida consiste em uma iniciativa das companhias globais para fomentar a integração familiar aos trabalhadores que tiverem filhos, adotivos ou biológico.

A licença-paternidade estendida ou tradicional está integrada à licença parental, sendo um direito trabalhista disponível em todos os países. Neste caso, prevê a ausência remunerada do funcionário que acabou de ter um filho. Isso para que possa tomar conta da criança nas fases iniciais do desenvolvimento.

continua depois da publicidade

Além da licença para mães e pais, há ainda a chamada licença de adoção, que abrange casais homoafetivos. De acordo com a Constituição Federal, os trabalhadores têm direito a cinco dias corridos dentro da licença-paternidade, contando desde o dia do nascimento do filho ou do início do convívio familiar, no caso de adoções.

No entanto, algumas empresas estão modificando a licença parental e estabelecendo uma versão estendida. Sobretudo, esse movimento parte da compreensão de que o texto original da lei, escrito em 1988, é inadequado para as configurações familiares atuais, que incluem tanto casais LGBTQIA + como o caso de famílias monoparentais.

Como funciona a licença-paternidade estendida?

Leia também

Em resumo, algumas empresas estão atendendo a demanda de funcionários, mas também as movimentações do mercado rumo a maior diversidade, com medidas inclusivas e abrangentes. Desse modo, estão aplicando a licença-paternidade estendida, com um período de até quatro meses.

continua depois da publicidade

Sendo assim, a licença-paternidade passa a ter um período semelhante à licença-maternidade, igualando a importância da presença dos pais no ambiente familiar durante os primeiros dias de convívio familiar da criança.

Como exemplo, pode-se citar a Merck, empresa no ramo das Healthcares, Life Science e Eletronics que passou a oferecer 60 dias para os pais a partir de 2022.

Em entrevistas recentes sobre o tópico, o head de Recursos Humanos da Merck Brasil e América Latina defendeu a medida como uma forma de reforçar a presença dos pais nas famílias, auxiliando no desenvolvimento do bebê. Além disso, outras companhias, como a Meta de Mark Zuckerberg, também adotaram a licença-paternidade estendida.

continua depois da publicidade

No caso da Meta, os funcionários têm direito a quatro meses e também poderão selecionar o melhor período para dar entrada à licença-paternidade. Dessa forma, podem utilizar o direito trabalhista após o nascimento ou adoção, com a possibilidade de dividir o período ao longo de um ano.

No Brasil, outra companhia que se destacou por apostar nessa medida foi o Grupo Boticário, sendo uma das primeiras empresas brasileiras a oferecer a licença-paternidade estendida.

Com mais de 12 mil colaboradores, a companhia decidiu modificar as políticas internas para se adaptar às demandas sociais e profissionais de suas equipes.

continua depois da publicidade

Quais são as regras da licença-paternidade estendida?

licença paternidade estendida

Licença-paternidade estendida. Foto: Reprodução / Pixabay

Basicamente, a legislação atual prevê que o trabalhador fique afastado do trabalho nos parâmetros da licença parental por um ou cinco dias. No entanto, a Reforma Trabalhista de 2017 permitiu que os profissionais estabeleçam acordos ou convenções coletivas para estender os prazos acertados.

Sendo assim, esse tipo de prolongamento é facultativo à empresa e também não fere nenhum princípio da Constituição Federal.

No geral, não há uma lei específica que regula como a licença-paternidade irá funcionar especificamente, ficando a critério das companhias desenvolverem políticas internas para aplicação da medida, caso queiram.

Desde 2016, o Governo Federal possui um programa conhecido como Empresa Cidadã. Através da iniciativa, as empresas são incentivadas a oferecer essa extensão em troca de incentivos fiscais.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade