CadÚnico: veja quem precisa atualizar o cadastro até agosto

O Ministério da Cidadania informou que 8 milhões de famílias inscritas no CadÚnico precisam atualizar o cadastro.

As famílias inscritas no CadÚnico que possuem algum problema no seu registro devem atualizar o cadastro para poder manter os benefícios sociais. Aqueles que foram notificados pelo governo para fazer a averiguação cadastral terão até o dia 12 de agosto para se regularizar.

continua depois da publicidade

De acordo com o Ministério da Cidadania (MC), o procedimento é para quem tem informações divergentes quando comparadas com outras bases de dados. A correção deve ser feita presencialmente num Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A partir de julho de 2023, quem continuar irregular poderá ser excluído do CadÚnico.

Como consultar o status do CadÚnico

Caso você não tenha sido notificado, mas quer saber se está entre os inscritos que precisam atualizar o cadastro, basta fazer consulta na internet. Para isso, basta:

Leia também
  1. Acessar o portal do CadÚnico;
  2. Clicar na tela para dar início;
  3. Clicar em "Próximo" e depois em "Iniciar";
  4. Escolher a opção "Consulta Completa";
  5. Informar CPF e senha cadastrados no Gov.BR.

Na tela, você observará várias informações, inclusive a data da última atualização e o prazo máximo para refazer o procedimento. Além disso, no caso de averiguação cadastral, aparecerá um anúncio em vermelho. Você pode clicar sobre o link "Saiba o que fazer" e verificar todos os detalhes.

continua depois da publicidade

Como atualizar o cadastro do CadÚnico

Cerca de 8 milhões de famílias precisam fazer a atualização cadastral no CadÚnico. Aquelas que possuírem registro desatualizado, com algum dado divergente e renda mensal até meio salário mínimo (R$ 606) precisam passar pela averiguação. O prazo para o procedimento se encerra em 12 de agosto de 2022.

A regularização deve ser feita no CRAS do seu município, normalmente localizado na Prefeitura, por meio de apresentação de:

  • CPF ou título de eleitor do Responsável Familiar (RF); e
  • Documento de identificação de cada membro da família.

É importante ressaltar que, caso não tenha havido nenhuma alteração nos dados nos últimos anos, mesmo assim é necessário fazer a atualização cadastral. Nesse caso, basta confirmar as informações diretamente pelo portal CadÚnico.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade