CadÚnico: veja quem precisa atualizar o cadastro até agosto

O Ministério da Cidadania informou que 8 milhões de famílias inscritas no CadÚnico precisam atualizar o cadastro.

As famílias inscritas no CadÚnico que possuem algum problema no seu registro devem atualizar o cadastro para poder manter os benefícios sociais. Aqueles que foram notificados pelo governo para fazer a averiguação cadastral terão até o dia 12 de agosto para se regularizar.

continua depois da publicidade

De acordo com o Ministério da Cidadania (MC), o procedimento é para quem tem informações divergentes quando comparadas com outras bases de dados. A correção deve ser feita presencialmente num Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A partir de julho de 2023, quem continuar irregular poderá ser excluído do CadÚnico.

Como consultar o status do CadÚnico

Caso você não tenha sido notificado, mas quer saber se está entre os inscritos que precisam atualizar o cadastro, basta fazer consulta na internet. Para isso, basta:

  1. Acessar o portal do CadÚnico;
  2. Clicar na tela para dar início;
  3. Clicar em “Próximo” e depois em “Iniciar”;
  4. Escolher a opção “Consulta Completa”;
  5. Informar CPF e senha cadastrados no Gov.BR.

Na tela, você observará várias informações, inclusive a data da última atualização e o prazo máximo para refazer o procedimento. Além disso, no caso de averiguação cadastral, aparecerá um anúncio em vermelho. Você pode clicar sobre o link “Saiba o que fazer” e verificar todos os detalhes.

continua depois da publicidade

Como atualizar o cadastro do CadÚnico

Cerca de 8 milhões de famílias precisam fazer a atualização cadastral no CadÚnico. Aquelas que possuírem registro desatualizado, com algum dado divergente e renda mensal até meio salário mínimo (R$ 606) precisam passar pela averiguação. O prazo para o procedimento se encerra em 12 de agosto de 2022.

A regularização deve ser feita no CRAS do seu município, normalmente localizado na Prefeitura, por meio de apresentação de:

  • CPF ou título de eleitor do Responsável Familiar (RF); e
  • Documento de identificação de cada membro da família.

É importante ressaltar que, caso não tenha havido nenhuma alteração nos dados nos últimos anos, mesmo assim é necessário fazer a atualização cadastral. Nesse caso, basta confirmar as informações diretamente pelo portal CadÚnico.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.