Quem sofre de Burnout tem direito ao auxílio-doença em 2022? Entenda

O auxílio-doença do INSS é paga para segurados que sofreu acidente de trabalho ou adquiriu alguma doença física ou psicológica.

A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, foi reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2022.

continua depois da publicidade

Essa categorização permite que o empregado afetado tenha os mesmos direitos de alguém que sofreu acidente de trabalho, por exemplo. Inclusive, pode solicitar o auxílio-doença.

Isso porque o benefício é voltado para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem incapacitados temporariamente de exercer a atividade laboral.

Antes de solicitar o pagamento, o trabalhador tem direito a licença médica de 15 dias, recebendo seu salário normalmente. Para os dias após esse período, o auxílio do INSS começa a ser pago.

continua depois da publicidade
Leia também

Como funciona o auxílio-doença para Síndrome de Burnout

O trabalhador precisa ser diagnosticado por um médico ou psicólogo com a Síndrome de Burnout primeiro para depois solicitar o auxílio-doença. O reconhecimento dessa condição é feito por meio de consultas que irão avaliar se o mal-estar emocional é fruto de outra doença ou de exaustão no trabalho.

Também é necessário:

continua depois da publicidade
  • Cumprir carência de 12 contribuições mensais;
  • Ter qualidade de segurado;
  • Comprovar a incapacidade.

Se o atestado médico for de afastamento superior a 15 dias, o segurado do INSS terá acesso ao benefício. Nesse sentido, o pagamento começa a ser feito contando a partir do 16° dia e o contrato fica suspenso. Ou seja, no período em que o empregado estiver recebendo as parcelas do auxílio-doença, não contará com seu salário.

Além disso, por essa síndrome ser considerada como doença ocupacional, também dá direito a:

  • Saque do FGTS;
  • Estabilidade de 12 meses no emprego após o retorno;
  • Indenização.

Vale ressaltar que, em casos mais sérios, o trabalhador pode ser afastado permanentemente e receber aposentadoria por invalidez.

continua depois da publicidade

Passos para solicitar o auxílio-doença do INSS

Qualquer trabalhador que adquirir uma doença, doença ocupacional ou sofrer acidente de trabalho pode pedir as parcelas. A solicitação do auxílio-doença para a Síndrome de Burnout é feita pela internet, seguindo os passos abaixo:

  1. Acessar o portal Meu INSS;
  2. Fazer login com a conta do Gov.BR;
  3. Selecionar "Agende sua Perícia";
  4. Clicar em "Agendar novo";
  5. Selecionar data e horário da perícia médica.

Depois disso, o trabalhador deve comparecer na unidade escolhida e se submeter a avaliação. O resultado pode ser consultado pela plataforma também.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade