Cartão do Auxílio Brasil: veja quem recebe e como cadastrar a senha pela internet

Em um primeiro momento, beneficiários da modalidade poupança social digital no Caixa Tem receberão o cartão do Auxílio Brasil com prioridade.

O Ministério da Cidadania lançou recentemente a nova versão do cartão do Auxílio Brasil. A ferramenta passou por uma modernização que inclui chip na função de débito, fazendo com que os beneficiários possam realizar compras e acompanhar a situação da conta com maior facilidade. Da mesma forma, agora também é possível controlar as despesas e permitir saques totais ou parciais e pagamentos do valor mensal.

continua depois da publicidade

Inicialmente, quem recebe o cartão atualizado com prioridade são os beneficiários da modalidade poupança social digital no Caixa Tem e famílias que entraram para o programa do Auxílio Brasil a partir de dezembro de 2021.

O público prioritário foi definido por conta da qualidade dos canais de pagamento do benefício disponíveis em cada região. Assim, existe um maior foco em municípios sem canal de pagamento da Caixa, ou naqueles que tenham canais muito lotados.

Estima-se que cerca de 6,6 milhões de famílias devem ter a ferramenta em mãos até o fim dos envios. De acordo com o Ministério da Cidadania, por exemplo, só em junho deste ano foram emitidos cerca de 3,2 milhões de cartões. A entrega deve ocorrer pelos Correios, por meio do endereço informado pelo responsável no Cadastro Único.

continua depois da publicidade
Leia também

Como cadastrar a senha do cartão do Auxílio Brasil pela internet

Assim que o beneficiário receber seu cartão do Auxílio Brasil, será necessário cadastrar uma senha. O processo pode ser feito em agências da Caixa, unidades lotéricas e pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Por conta da prioridade, famílias que utilizam a modalidade da poupança social digital no Caixa Tem podem realizar o cadastro pela internet. O processo é simples:

continua depois da publicidade
  • Primeiramente, faça login no aplicativo. Na tela inicial, clique na opção “Auxílio Brasil”;
  • Feito isso, selecione a opção “Criar senha do cartão”;
  • Por fim, informe uma senha e finalize a operação.

Também é possível cadastrar a senha presencialmente. Para isso, porém, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento Caixa, número 111. Durante a ligação, é importante ter em mãos o cartão do programa, um documento de identificação, o CPF e o Número de Inscrição Social (NIS), que serão solicitados.

Assim, após fazer a solicitação do cadastramento, só é preciso comparecer a uma agência da Caixa ou a uma unidade lotérica junto do documento de identificação e do cartão do programa.

Informações no cartão

O novo cartão do Auxílio Brasil possui todas as informações necessárias em seu modelo. Na parte da frente, por exemplo, estão o número do cartão, o NIS do Responsável Familiar e seu nome, a identificação do programa, o número do cartão, a validade e o número da conta.

continua depois da publicidade

Na parte de trás, está o QR Code, as bandeiras dos bancos, os canais de atendimento da Caixa e do Ministério da Cidadania e seus nomes.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade