Suspensão do IPVA é mantida para ESTES motoristas; veja quem tem direito

O prazo para envio de documentos comprobatórios foi prorrogado. Motoristas contemplados pela suspensão do IPVA podem solicitar a isenção da taxa.

Nesta quarta-feira (20/07), o governo de São Paulo prorrogou a suspensão do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) até 30 de novembro de 2022. A medida recai sobre os motoristas que são pessoas com deficiência (PcDs). Esses precisam enviar laudo médico para conseguir isenção oficial do pagamento.

continua depois da publicidade

Quem não realizar o procedimento tem até 31 de dezembro para quitar o IPVA 2022. O grupo em questão ficou sem pagar o imposto durante os dois primeiros anos da pandemia de COVID-19 (2020 e 2021). Parte desses condutores ainda têm o direito garantido e não precisam protocolar os comprovantes.

O que é a suspensão do IPVA?

O IPVA é uma tarifa que deve ser paga todo ano por quem possui carro, moto e outros veículos automotores. No entanto, o governo de São Paulo retirou, temporariamente, a necessidade de quitar essa cobrança para quem é PcD. Durante a suspensão do IPVA, esse grupo pode consultar quem tem direito a isenção do pagamento.

Originalmente, o prazo seria encerrado no dia 31 deste mês de julho. Com a prorrogação, os motoristas terão mais tempo para enviar laudos comprovando sua situação e obter o benefício oficial. A Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento, informou que 375 mil condutores devem ficar isentos do imposto em 2022.

continua depois da publicidade

A pasta também pontuou que aqueles que estiverem entre os beneficiados, mas já tiverem quitado a taxa, poderão receber a restituição. Os valores serão estornados pelo Banco do Brasil até 31 de agosto, sem a necessidade de solicitação. Os interessados deverão ir a uma agência do BB e apresentar identidade do dono e documento do veículo.

Nos postos de atendimento da instituição financeira ficará disponível o montante a ser pago para quem tem direito. Em contrapartida, de acordo com a Secretaria, os condutores que não tiverem o atestado aceito e não forem incluídos na isenção do IPVA serão obrigados a pagar o imposto até 31 de dezembro de 2022.

continua depois da publicidade

PcDs: como solicitar a isenção do IPVA em São Paulo?

Durante o período de suspensão do IPVA, os beneficiados devem consultar a situação do seu veículo para verificar se receberão a isenção. Para isso, basta:

  1. Acessar o site da Secretaria da Fazenda;
  2. Ir em “Cidadão”;
  3. Selecionar o item “IPVA”;
  4. Informar a placa do veículo.

Se o resultado estiver como deferido, não será necessária uma nova perícia, pois o direito já foi aprovado. Caso o status seja “suspenso” ou “nada consta”, o motorista deverá agendar a avaliação assim que o sistema for liberado. Para solicitar a isenção do IPVA é necessário acessar o site do Sistema de Veículo e anexar:

  • Documentos pessoais do motorista;
  • Documentos do veículo;
  • Laudo pericial feito pelo órgão responsável.

A perícia é realizada pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo). O laudo precisa ser assinado por um médico e um especialista, de acordo com a deficiência. Aqueles que atingirem todos os critérios receberão, automaticamente, a isenção da taxa.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja qual grupo recebe hoje

Nesta quarta-feira (31/05), o INSS realiza pagamentos referentes ao mês de maio e a primeira parcela do 13º salário a novo grupo. Veja quem recebe.

Mutirão do BPC: INSS promove mutirão para liberação do benefício assistencial

INSS promove mutirão para repasse do Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de diminuir os pedidos que se encontram na fila.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? Conheça as novas regras do programa

O Minha Casa, Minha Vida possui uma série de novas regras e atualizou as faixas de renda que permitem que famílias acessem o serviço. Confira quais são.

Bolsa Família libera pagamento para último grupo hoje; veja quem recebe

O calendário de pagamentos do Bolsa Família encerra os repasses hoje. Veja como consultar as quantias e quem recebe.

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…