Cartão do Auxílio Brasil será entregue para todos os inscritos? Veja regras

Inicialmente, o serviço só será oferecido para famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital, desde que inscritas a partir de dezembro de 2021.

Os beneficiários do Auxílio Brasil começaram a receber, a partir do final do mês de junho, os novos cartões bancários do programa. Criado pelo governo federal em novembro de 2021, o programa passou a substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial. Apesar disso, boa parte das famílias inscritas ainda não possui o novo cartão.

continua depois da publicidade

Já os cartões antigos do Bolsa Família seguem válidos. Após o Auxílio Brasil entrar em vigor no ano passado, o Ministério da Cidadania redirecionou aproximadamente 14 milhões de famílias para o novo programa. Assim, ninguém precisou passar por outra etapa de inscrição, fazendo com que o recebimento de valores permanecesse igual.

A nova versão do cartão, porém, não será entregue para todos os inscritos no programa. Inicialmente, ele será emitido apenas para famílias que recebem o benefício por meio de poupança social digital, concedido a partir de dezembro de 2021.

Foram também priorizados municípios que não possuem canais de pagamento da Caixa ou que contam com poucos deles.

continua depois da publicidade
Leia também

Sobre o cartão do Auxílio Brasil

De acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo da nova ferramenta do programa é modernizar o pagamento dos benefícios. Assim, o beneficiário pode utilizá-lo para fazer compras em débito automático ou saque do benefício na Caixa Econômica Federal e bancos 24h.

A novidade favorece a utilização do Auxílio Brasil sem que as famílias precisem se deslocar até canais de pagamento para recebê-lo. Ele também não precisa ser solicitado, distribuído de forma gratuita para todos no programa.

continua depois da publicidade

Segundo a pasta, o chip de contato possui uma tecnologia que torna o cartão mais seguro, o que diminui riscos de clonagem. O investimento no Auxílio Brasil até junho foi de R$ 7,6 bilhões, oferecendo serviços para 18,15 milhões de famílias.

Serviços do cartão

A ferramenta dá aos beneficiários novas oportunidades em relação a serviços bancários. Com o novo cartão do Auxílio Brasil, eles têm acesso a:

  • Dois saques por mês em bancos 24h
  • Dois saques por mês em unidade lotérica e/ou correspondente e terminal de autoatendimento;
  • Três transferências por mês para contas de outros bancos;
  • Transferências e recebimentos ilimitados por Pix;
  • Transferências ilimitadas para contas do banco Caixa.

Para acompanhar o envio do cartão, só é necessário ligar na Central de Atendimento da Caixa, no número 0800 104 0104, ou 4004-0104. Também é possível verificar o andamento indo até uma das agências da Caixa. O cadastramento de uma senha também ocorre nas agências, ou em lotéricas e por meio do aplicativo Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Algumas das informações presentes no cartão são: número do cartão, NIS do Responsável Familiar, nome do RF, validade do cartão, número da conta e identificação do Programa Auxílio Brasil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade