Ampliação do Auxílio Gás é aprovada na Câmara; veja o que pode mudar

Cerca de 5,5 milhões de famílias recebem o Auxílio Gás e novos grupos de trabalhadores podem ser contemplados com a ampliação do programa.

O projeto de lei (PL) 662/22, que prevê a ampliação do Auxílio Gás para novos grupos, foi votado e aprovado em comissão da Câmara dos Deputados. O texto, de autoria do deputado Christino Áureo, ainda deve passar por mais outras duas comissões antes de ser enviado ao Senado.

continua depois da publicidade

“Com a piora do cenário socioeconômico, o Parlamento tem a oportunidade de ampliar essa política pública para incluir mais famílias de baixa renda e segmentos profissionais que sofrem com os efeitos negativos do aumento de preço dos combustíveis e do gás de cozinha”, pontuou o relator do PL, deputado Pinheirinho.

Vale ressaltar que o governo federal está estudando ainda outra ampliação do Auxílio Gás, no que tange ao valor do benefício. A ideia é dobrar o pagamento e aumentar a frequência com que este é feito. Contudo, não há previsão de aprovação dessa nova medida.

Andamento da ampliação do Auxílio Gás

A proposta visa incluir caminhoneiros, taxistas, motoristas e motociclistas de aplicativo, além de condutores de pequenas embarcações entre os beneficiários. Além desses, também devem ser contemplados empreendedores rurais e agricultores familiares. O projeto precisa do parecer favorável das seguintes Comissões:

  • Seguridade Social e Família – CSSF (aprovad0);
  • Finanças e Tributação – CTF;
  • Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC.

Depois disso, a ampliação do Auxílio Gás deve ser enviada para votação no Senado Federal. Caso a segunda Casa Legislativa sugira mudanças, o texto volta para a Câmara. No entanto, se os senadores aprovarem, o PL segue para sanção presidencial.

continua depois da publicidade

Como funciona o Auxílio Gás

O Ministério da Cidadania (MC) criou um benefício especial para ajudar famílias de baixa renda a comprarem botijão de gás. O Auxílio Gás é pago bimestralmente pela Caixa Econômica Federal e tem valor variável. A quantia é depositada nas contas do Caixa Tem e equivale a 50% do preço médio de um botijão.

A última parcela transferida foi no mês de junho, sendo assim, o próximo repasse está previsto para acontecer em agosto. As datas seguem o calendário do Auxílio Brasil, escalonando os beneficiários de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). A nova rodada do Auxílio Gás contará com 10 depósitos nos dias:

continua depois da publicidade
  • NIS final 1: 18 de agosto;
  • NIS final 2: 19 de agosto;
  • NIS final 3: 22 de agosto;
  • NIS final 4: 23 de agosto;
  • NIS final 5: 24 de agosto;
  • NIS final 6: 25 de agosto;
  • NIS final 7: 26 de agosto;
  • NIS final 8: 29 de agosto;
  • NIS final 9: 30 de agosto;
  • NIS final 0: 31 de agosto.

Atualmente, cerca de 5,5 milhões de famílias são beneficiadas. Para ter direito é preciso estar inscrito no CadÚnico, com renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa. O pagamento também é realizado para famílias que possuem, pelo menos, um membro que receba o BPC.

Leia também

você pode gostar também

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja qual grupo recebe hoje

Nesta quarta-feira (31/05), o INSS realiza pagamentos referentes ao mês de maio e a primeira parcela do 13º salário a novo grupo. Veja quem recebe.

Mutirão do BPC: INSS promove mutirão para liberação do benefício assistencial

INSS promove mutirão para repasse do Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de diminuir os pedidos que se encontram na fila.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? Conheça as novas regras do programa

O Minha Casa, Minha Vida possui uma série de novas regras e atualizou as faixas de renda que permitem que famílias acessem o serviço. Confira quais são.

Bolsa Família libera pagamento para último grupo hoje; veja quem recebe

O calendário de pagamentos do Bolsa Família encerra os repasses hoje. Veja como consultar as quantias e quem recebe.

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…