O governo federal anunciou que, em breve, começará a fazer os repasses do lucro FGTS de 2022. Cerca de 88 milhões de trabalhadores deverão ser beneficiados pela medida. Veja quem recebe e como consultar o dinheiro.
Vale lembrar que o lucro do FGTS é um dinheiro extra que faz parte de um acúmulo que ocorre anualmente no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por conta de juros e demais rendimentos atrelados.
O valor a ser repassado é decidido após uma reunião entre membros do Conselho Curador do FGTS. Por enquanto, ainda não foi divulgado qual o total será liberado pelo governo federal. Mas, para se ter ideia, em 2021, foram disponibilizados R$ 8,12 bilhões, o que representava 96% do lucro. A Caixa Econômica Federal foi a responsável pela operação.
Lucro FGTS de 2022: quem receberá
De acordo com o que foi informado pelo governo federal, todos os trabalhadores que tiverem contas ativas ou inativas no fundo poderão receber o lucro FGTS de 2022. Os repasses serão para quem tem ou teve emprego pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), atleta profissionais, safreiros, profissionais rurais e avulsos.
Já foi estimado que os depósitos serão transferidos até o dia 31 de agosto de 2022. Quem tem conta na Caixa já receberá os valores. Quem não tiver, poderá obter o recurso mediante uma conta social digital que será aberta automaticamente em seu nome.
Mesmo com o depósito do dinheiro do lucro do FGTS, as regras para o saque permanecem as mesmas do fundo:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Compra de imóvel;
- Fechamento da empresa;
- Fim do contrato por prazo determinado;
- Trabalhadores com 70 anos ou mais;
- Trabalhadores com alguma doença grave.
A consulta dos valores poderá ser feita por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS) ou no site do FGTS. Basta fazer o seu login ou criar uma conta gratuita com os seus dados pessoais.