Apesar do abono PIS/Pasep ter sido disponibilizado aos trabalhadores, existem muitas pessoas que ainda não sacaram o dinheiro dos repasses. No caso, existem dois pagamentos que podem ser sacados. Confira como obter o abono esquecido PIS/Pasep e também o benefício mais recente.
Vale lembrar que para receber o abono PIS/Pasep é preciso cumprir as regras listadas abaixo:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos;
- Ter trabalho por ao menos 30 dias no ano-base do pagamento;
- Estar registrado na Rais ou no eSocial;
- Receber, em média, até dois salários mínimos;
- Não ser empregado doméstico.
Abono PIS/Pasep esquecido: ano-base 2019
O abono PIS/Pasep do ano-base de 2019 foi pago anos atrás para quem cumpriu as regras do benefício. Entretanto, muitos trabalhadores não sacaram o dinheiro e perderam o prazo máximo. Para saber se você é uma dessas pessoas, ligue para o número 158 ou consulte pelo aplicativo da Carteira de Trabalho (Android e iOS).
Caso haja dinheiro a ser recebido, é possível obter o recurso de quatro formas diferentes. Confira cada uma delas a seguir:
- Aplicativo: baixe o app da Carteira de Trabalho (sistemas Android ou iOS) e faça o pedido;
- Telefone: ligue para o número 158 (central Alô Trabalhador) e informe seus dados pessoais;
- Presencialmente: vá em uma unidade da Superintendência do Ministério do Trabalho com o documento de identidade em mãos;
- E-mail: envie e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br (altere o termo “uf” do e-mail pela sigla do seu estado).
Abono PIS/Pasep: ano-base 2020
Além do abono esquecido, o trabalhador ainda pode sacar o abono PIS/Pasep do ano-base 2020. Os repasses originais foram feitos no primeiro semestre de 2022. Entretanto, milhares de trabalhadores ainda não sacaram o dinheiro.
Novamente, a consulta pode ser feita pelo app da Carteira de Trabalho ou pelo telefone 158. O dinheiro ficará disponível até o dia 29 de dezembro de 2022. O benefício dá direito a até um salário mínimo (R$ 1.212).