Como evitar que o auxílio-doença do INSS seja negado? Confira

Para garantir o acesso ao benefício, os trabalhadores podem seguir algumas dicas e agilizar o processo de atendimento, facilitando a perícia médica feita pelo instituto.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 1,1 milhão de trabalhadores estão na espera de uma avaliação médica pericial do instituto para solicitar o auxílio-doença. Para contornar a situação, o Governo Federal anunciou a realização de mutirões de consultas e exames médicos para agilizar a liberação do benefício.

continua depois da publicidade

No geral, o principal problema para negação do auxílio-doença é a falta da Classificação Internacional de Doença na documentação a ser apresentada pelo profissional. Outras situações que podem causar a negação é a dificuldade em identificar o que o médico prescreveu para o profissional, assim como a inteligibilidade do carimbo.

Há casos ainda em que os trabalhadores apresentam exames e laudos ultrapassados, atrasando o processo de identificação e impossibilitando o acesso ao benefício. Sobretudo, os interessados em obter o benefício devem solicitar que o laudo médico seja digitado, para facilitar a avaliação do perito do INSS.

Dicas para evitar bloqueio do auxílio-doença

Os profissionais indicam que os cidadãos levem documentos atualizados, desde atestados até relatórios médicos e anamneses de fisioterapia. Ademais, é importante organizar os documentos em ordem cronológica, para diminuir o tempo do atendimento e facilitar a avaliação do recurso.

continua depois da publicidade

Neste caso, deve-se priorizar somente aquilo que será útil para a avaliação pericial, sem apresentar documentos ultrapassados ou antigos. Comumente, essa documentação só é exigida para comprovar comorbidades e o período de identificação de cada uma.

Quando se trata de atestados e relatórios, é fundamental ter a indicação do início da incapacidade, mas outras informações como cessão ou identificação como indeterminadas. Além disso, o profissional pode apresentar o comprovante de compra dos medicamentos na receita médica, pois existem peritos que solicitam a comprovação do uso de medicações, em especial no caso das que possuem alto custo.

continua depois da publicidade

Outra dica para evitar que o auxílio-doença seja negado ou bloqueado é chegar nos locais de atendimento com antecedência, além de garantir que o comportamento condiz com a situação da enfermidade. Ou seja, utilizar muletas ou cadeira de rodas, estar com acompanhante e requisitar assistência caso necessário.

Em casos específicos, como o trabalhador com carteira assinada encaminhado para perícia médica pelo próprio empregador, é fundamental apresentar o Atestado de Saúde Ocupacional emitido pelo médico da empresa. Desse modo, evita-se que o laudo médico fique incompleto ou que haja dúvidas por parte do perito a respeito da situação.

Por via de regra, o que gera o benefício do INSS é a incapacidade, que somente pode ser comprovada por laudos médicos. Em relação à consulta, é fundamental focar na condição da doença que incapacita o trabalho, assim como nas consequências, sem mapear toda a situação de saúde no espaço limitado do atendimento.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

BPC: saiba como atualizar cadastro para não perder o benefício

Para não perder o BPC, os inscritos no programa devem realizar a atualização cadastral até o prazo estabelecido pelo governo. Saiba mais.

Calendário Bolsa Família de setembro: confira as datas atualizadas

Bolsa Família de setembro tem pagamentos médios de R$ 686,89. Famílias que se encaixam na regra de proteção recebem apenas parte do benefício.

Bolsa Família: nova regra pode barrar a inclusão destes beneficiários

Bolsa Família de setembro incluiu 550 mil novos beneficiários. No entanto, nova regra do governo federal pode impedir o aumento de algumas famílias no programa.

NOVO auxílio de R$ 1,3 mil é aprovado em Comissão da Câmara

A ideia seria de fornecer a assistência em cinco parcelas diferentes, possivelmente pagas de mês em mês. Saiba mais detalhes.

INSS: veja 17 doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é garantia aos segurados do INSS que precisem ser afastados do trabalho por incapacidade permanente, sem possibilidade de reabilitação.

Estudantes inscritos no Bolsa Família poderão ter novo benefício em 2023

O projeto de lei, com nº 781/23, prevê a inclusão do programa "Meu Cantinho de Aprovação" no Bolsa Família. Confira as regras.