Nem todos terão saque FGTS automático de até R$ 1 mil; entenda

O saque extraordinário do FGTS já começou a ser transferido. Veja quem não terá acesso ao pagamento automático.

O trabalhador que não realizou o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2020 não terá o pagamento extraordinário automático de até R$ 1.000 em 2022. Assim, para ter acesso aos valores, os trabalhadores precisam solicitar o saque no aplicativo do FGTS.

continua depois da publicidade

Para os trabalhadores que acessaram os valores em 2020, o novo pagamento será realizado de maneira automática até 20 de junho de 2022, na conta-poupança social digital Caixa Tem, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, nas versões Android e iOS.

Segundo a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores terão o prazo de até 15 de dezembro de 2022 para pedir o saque extraordinário ou aceitar o depósito automático.

Aqueles que não quiserem o crédito, no entanto, podem desfazer o pagamento no app FGTS até 10 de novembro. Quem não realizar o saque do dinheiro terá o valor devolvido à conta.

continua depois da publicidade
Leia também

Saque FGTS: como é organizado o pagamento?

Atualmente, a Caixa Econômica Federal é responsável pela realização do Saque Extraordinário do FGTS. Dessa forma, as transferências geralmente acontecem de maneira automática para a conta poupança social digital do trabalhador. Isso se os cidadãos tiverem realizado o saque emergencial que foi aprovado em 2020.

Caso contrário, será necessário fazer a solicitação. O procedimento pode ser efetuado no aplicativo do FGTS. Os valores ficarão disponíveis para movimentação a partir da plataforma. Segundo a Caixa Econômica Federal, os valores do FGTS liberados inicialmente serão das contas inativas, começando por aquelas com menor saldo.

continua depois da publicidade

Calendário do saque extraordinário do FGTS

Os valores dos saques tiveram liberação iniciada em 20 de abril para os trabalhadores nascidos em janeiro. O calendário prevê ainda liberação até 15 de junho, com possibilidade de requisitar os valores até dezembro de 2022.

Como o Saque Extraordinário é optativo, os trabalhadores que não movimentarem os valores poderão acessá-los posteriormente. Em resumo, a expectativa é que o dinheiro retorne ao fundo e fique disponível mediante novo calendário de pagamentos da instituição.

Confira o calendário completo dos pagamentos:

continua depois da publicidade
Mês que o trabalhador nasceuData de pagamento
Janeiro20 de abril de 2022
Fevereiro30 de abril de 2022
Março4 de maio de 2022
Abril11 de maio de 2022
Maio14 de maio de 2022
Junho18 de maio de 2022
Julho21 de maio de 2022
Agosto25 de maio de 2022
Setembro28 de maio de 2022
Outubro01 de junho de 2022
Novembro08 de junho de 2022
Dezembro15 de junho de 2022

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade