Consulta do 13º salário INSS pode ser feita pelo CPF; entenda como

Com o início dos pagamentos da primeira parcela, aposentados e pensionistas podem consultar os valores do 13º salário do INSS pelo site, aplicativo ou telefone através do CPF.

Na última segunda-feira (25), teve início os pagamentos da primeira parcela do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas do instituto. Com antecipação pelo terceiro ano consecutivo, os valores disponíveis para saque chegam a R$ 1 mil aos beneficiários inscritos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

continua depois da publicidade

A antecipação neste ano faz parte de um pacote de medidas para contornar a crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19 e acompanha outras ações como o saque extraordinário do FGTS. O 13º salário do INSS costuma ser pago no segundo semestre, entre agosto e novembro, mas a expectativa é que os pagamentos sejam finalizados ainda em junho.

Segundo o Governo Federal, a expectativa é que a medida movimente cerca de R$ 56,7 bilhões, atendendo mais de 36 milhões de beneficiários do instituto. O pagamento está previsto para acontecer em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 50% do valor e a segunda parcela compreendendo o valor restante, mas tendo deduções do Imposto e Renda aos segurados que pagam o tributo.

Leia também

Por via de regra, estão elegíveis ao pagamento antecipado todos os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Sendo assim, a gratificação não é paga para cidadãos inscritos em benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social ou a Renda Mensal Vitalícia.

continua depois da publicidade

Como consultar o 13º salário do INSS através do CPF?

Para consultar os valores, os segurados podem acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS, mas também solicitar atendimento pelo telefone. No caso da consulta pelo aplicativo, disponível para Android e iOS, basta realizar o login com CPF e senha, e posteriormente buscar pela aba de benefícios disponíveis no menu de funcionalidades da plataforma.

Por outro lado, para solicitar atendimento através do telefone é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo número 135 com ligação gratuita. Nesse caso, o segurado precisa informar o número de CPF e outras informações cadastrais para confirmar a identidade, evitando fraudes e garantindo maior segurança na consulta.

Depois de confirmar a identidade, informe ao atendente qual o benefício a ser consultado e aguarde. De acordo com o INSS, o atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h.

continua depois da publicidade

Além disso, os segurados também podem consultar os valores através do site do Meu INSS. Nesse caso, é necessário fazer o login na tela inicial, com CPF e senha. Depois, basta clicar em “Extrato de Pagamento” para consultar informações como valores, data de pagamento e instituição financeira responsável pela liberação da gratificação.

Leia também

Concursos em sua
cidade