O Saque Extraordinário do FGTS de até R$ 1 mil já está disponível para alguns trabalhadores, conforme o calendário oficial divulgado pela Caixa Econômica Federal. Entretanto, alguns beneficiários têm tido problemas em realizar o saque. Se você também está tendo dificuldades para sacar, veja como proceder.
Problemas comuns ao fazer o saque
Começou na última quarta-feira, 20 de abril, a liberação do Saque Extraordinário do FGTS para os trabalhadores nascidos em janeiro. Estima-se que cerca de 3,9 milhões de pessoas irão se beneficiar nessa primeira leva.
Entretanto, o primeiro dia de saque foi marcado por instabilidades no sistema e dificuldades dos trabalhadores em sacar. Os aplicativos da Caixa demonstraram sistemas instáveis, demorando a carregar as funções e direcionando os beneficiários para uma espécie de sala de espera virtual.
O atendimento presencial nas agências não foi muito diferente, as filas eram grandes e o suporte era bastante precário. Muitos trabalhadores encontraram divergências nos seus cadastros que atrasaram ainda mais o saque do benefício.
Problemas e soluções frequentes
Segundo a Caixa, os aplicativos Caixa Tem (disponível nas versões Android e iOS) e FGTS (disponível nas versões Android e iOS) já estão operando normalmente e tiveram apenas um momento de instabilidade em decorrência do grande volume de acessos.
A instituição informou, ainda, que pode ser que os usuários sejam direcionados para uma fila de espera, mas que esta é momentânea e existe para evitar sobrecarga na plataforma, com o objetivo de garantir, justamente, que o trabalhador consiga o acesso.
Em caso de problemas com o cadastro, o trabalhador não precisa se dirigir até uma agência Caixa, ele poderá corrigir seus dados no aplicativo Caixa Tem, clicando na opção “Atualize seu cadastro” e seguindo as instruções seguintes apresentadas na tela.
O prazo médio para liberar o acesso é de 48 horas, caso não ocorra a liberação após esse período, o trabalhador deve procurar uma agência Caixa.
Caso o celular ou o e-mail cadastrado no CPF do trabalhador não seja o utilizado por ele, é preciso pedir alteração no cadastro presencialmente.
Se o trabalhador informou o CPF na tela do aplicativo e aparece a mensagem “Verifique sua solicitação”, é preciso consultar a situação do benefício nos aplicativos e sites disponíveis, já que pode ser que neste caso o FGTS não esteja liberado ou que a data em que foi feita a consulta não é a correspondente ao calendário de liberação do saque.
Se ao acessar o app Caixa Tem, aparece uma mensagem para procurar uma das agências Caixa, existem problemas no cadastro realizado para o acesso no Caixa Tem. Neste caso, é preciso procurar atendimento presencial para regularizar a situação.
Para mais dúvidas acesse os portais da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.