Na próxima segunda-feira (25) tem início o pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS para aposentados, pensionistas e segurados com direito ao benefício. Com adiantamento pelo terceiro ano consecutivo, os saques são liberados a partir do número final de inscrição de cada solicitante.
No geral, a expectativa do Governo Federal é que 31,6 milhões de segurados sejam contemplados, em uma movimentação de R$ 56,7 bilhões na economia nacional. Sobretudo, o adiantamento é uma forma de garantir acesso à renda no primeiro semestre, e faz parte de um pacote de medidas para contornar a crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19.
Por via de regra, a primeira parcela corresponde a 50% do valor total, e a segunda compreende o valor restante. No entanto, a segunda parcela poderá contar com descontos para os segurados que pagam o Imposto de Renda, pois o cálculo leva em conta as deduções do imposto.
Contudo, vale lembrar que a Receita Federal estabeleceu uma isenção extra do imposto para quem tem mais de 65 anos. Para os segurados do instituto que começaram a receber os benefícios em janeiro, o cálculo do 13º salário do INSS é feito de maneira proporcional aos meses de recebimento.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
Por via de regra,o 13º salário é um benefício assistencial previsto para trabalhadores com carteira assinada, desde que a prestação de serviços estejam acontecendo há 15 dias. Porém, aposentados e pensionistas também têm acesso ao pagamento.
Nesse sentido, tem acesso todos os segurados que recebem aposentadorias, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.
Contudo, cidadãos inscritos em programas como o Benefício de Prestação Continuada e a Renda Mensal Vitalícia não estão elegíveis ao pagamento, pois esses programas não envolvem contribuição com a Previdência.
Como realizar a consulta?
Os segurados podem consultar o 13º salário do INSS através do site ou do aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS. Com o cadastro realizado, siga os passos:
- Acesse sua conta;
- No menu de funcionalidades busque “Extrato de pagamento”;
- Clique para acessar o pagamento de abril e espere o extrato ser emitido;
- Baixe o extrato em PDF e consulte valores, agência responsável e data de liberação.
Para acessar pelo site, siga os passos:
- Entre no site do Meu INSS;
- Na página inicial, entre em sua conta com os mesmos dados do gov.br;
- Na página inicial, clique em Extrato de Pagamento;
- Acesse os valores referentes a abril;
- Consulte informações como agência responsável, valores do benefício e data de liberação.