Prova de vida ainda é obrigatória para aposentados? Veja novas regras

Prova de vida é realizada anualmente para que os segurados do INSS possam continuar recebendo seu benefício.

A prova de vida é um procedimento do Instituto Nacional do Seguro Social para comprovar que o segurado está vivo e, dessa forma, possa continuar recebendo os benefícios do INSS. Contudo, em fevereiro de 2022 o INSS publicou uma portaria com as novas regras para a prova de vida. A partir disso, os beneficiários não precisam mais comparecer presencialmente para comprovar elegibilidade aos programas.

continua depois da publicidade

Dessa forma, idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção passam a ter o direito de requisitar visita em casa, conforme agendamento prévio.

Prova de Vida do INSS: como é realizado agora?

Leia também

A portaria prevê que o INSS utilize da base de dados públicos para realizar a prova de vida dos segurados. Dessa forma, informações como presença nas eleições, carteira de vacinação e inscrição atualizada do CadÚnico serão consultadas para manutenção dos benefícios.

Essa medida deve atender mais de 36 milhões de beneficiários com idade superior a 60 anos. Conforme o Instituto, essas novidades devem ser implementadas até o dia 31 de dezembro de 2022, mas começaram a valer desde a publicação da portaria.

continua depois da publicidade

Em razão dessas mudanças, não haverá bloqueio de pagamento por falta da Prova de Vida até o período de implementação das novas regras.

Dessa maneira, serão considerados instrumentos da Prova de Vida:

  • Uso do aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e iOS,
  • Realização de empréstimo consignado por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento presencial junto às agências do INSS ou reconhecimento biométrico nas entidades associadas;
  • Carteira de vacinação;
  • Informações cadastrais nos órgãos de trânsito.

Ademais, a portaria ainda prevê comprovação junto à segurança pública ou atualizações no Cadastro Único, participação nas eleições, emissão ou renovação de documentos oficiais que requisitem reconhecimento biométrico ou presença física do usuário.

O reconhecimento biométrico, a partir do pagamento dos benefícios e a declaração do Imposto de Renda, como titular ou dependente, também serão usados para manter os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade