Abono PIS/Pasep não foi sacado por 500 mil trabalhadores; veja se tem direito

O saque já está disponível desde 8 de fevereiro para os trabalhadores que atendem aos requisitos para receber o abono. Confira como saber se você está habilitado.

Mais de 500 mil trabalhadores ainda não realizaram o saque do Abono PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. Os pagamentos estão sendo realizados desde 8 de fevereiro e os beneficiários terão somente até dia 29 de dezembro para sacar. Confira se você possui direito ao abono.

continua depois da publicidade

O Abono PIS/Pasep

Esse é um benefício anual do trabalhador, destinado àqueles que preencham os requisitos definidos por lei, que equivale ao valor máximo de um salário mínimo pago conforme calendário da CODEFAT. Os recursos vêm do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador e são gerenciados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

A Caixa fica responsável por realizar o depósito dos valores referentes ao PIS para os trabalhadores de empresas privadas e o Banco do Brasil realiza os pagamentos para os servidores públicos.

Leia também

Quem tem direito ao Abono PIS/Pasep?

Possuem direito ao abono os trabalhadores e servidores públicos que atenderem aos requisitos:

continua depois da publicidade
  • Estejam cadastrados no PIS/Pasep há no mínimo 5 anos;
  • Tenham recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos durante o ano-base;
  • Exerceram atividade remunerada para Pessoas Jurídicas por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano-base;
  • Possuírem seus dados informados pelo empregador na RAIS/eSocial – Relação Anual de Informações Sociais.

Vale destacar que todos esses requisitos serão observados em relação ao ano-base 2020.

Os valores variam conforme o número de meses trabalhados e o cálculo é feito considerando o valor do salário mínimo vigente a partir de 01 de janeiro de 2022. Consulte aqui a tabela de valores.

continua depois da publicidade

Saiba como consultar o benefício

Você se encaixa nos requisitos para receber o Abono PIS/Pasep? Confira a seguir como consultar se está realmente habilitado e qual o valor do seu benefício.

Para trabalhadores da iniciativa privada, beneficiados pelo PIS, a consulta pode ser feita através do número 158 ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível nas versões Android e iOS).

O acesso é feito através do CPF e senha cadastrada no portal gov.br. Se você ainda não possui esta senha, pode realizar o cadastro clicando aqui. A seguir basta clicar em “Benefícios” e, em seguida, “Abono Salarial”.

continua depois da publicidade

A situação do benefício e a data de pagamento poderão ser consultados através dos aplicativos Caixa Trabalhador (disponível nas versões Android e iOS) e Caixa Tem (disponível nas versões Android e iOS).

Já os servidores públicos, beneficiados pelo Pasep, poderão consultar através do site do Banco do Brasil, ou ligar na Central de Atendimento (4004-0001 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 729 0001 para demais cidades).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade