O trabalhador que possui direito ao Saque Extraordinário do FGTS de até R$ 1 mil já consegue consultar o valor e a data em que poderá sacar. As consultas podem ser realizadas através dos canais da Caixa Econômica Federal. Saiba quando os valores serão liberados e como realizar a consulta.
O Saque Extraordinário do FGTS
Como uma medida emergencial, o Saque Extraordinário do FGTS já possui data de início: 20 de abril. O calendário foi estabelecido conforme o mês de nascimento do trabalhador. Este poderá sacar até R$ 1 mil, considerando o valor total do saldo disponível em todas as contas que possuir no FGTS.
O crédito será depositado na Conta Poupança Social, aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome do beneficiado. Valores bloqueados no FGTS como antecipação do Saque Aniversário e garantia de operações de crédito, não estarão disponíveis para saque.
Calendário de pagamentos
Os pagamentos do Saque Extraordinário do FGTS serão feitos em uma única parcela, considerando o saldo que estiver disponível na data de transferência do débito, conforme as datas definidas com base no mês de nascimento do trabalhador, da seguinte forma:
- Nascidos em janeiro: recebem dia 20/04, quarta-feira;
- Nascidos em fevereiro: recebem dia 30/04, sábado;
- Nascidos em março: recebem dia 04/05, quarta-feira;
- Nascidos em abril: recebem dia 11/05, quarta-feira;
- Nascidos em maio: recebem dia 14/05, sábado;
- Nascidos em junho: recebem dia 18/05, quarta-feira;
- Nascidos em julho: recebem dia 21/05, sábado;
- Nascidos em agosto: recebem dia 25/05, quarta-feira;
- Nascidos em setembro: recebem dia 28/05, sábado;
- Nascidos em outubro: recebem dia 01/06, quarta-feira;
- Nascidos em novembro: recebem dia 08/06, quarta-feira;
- Nascidos em dezembro: recebem dia 15/06, quarta-feira.
Os trabalhadores que não quiserem realizar o saque deverão se dirigir às agências da Caixa para informar que não querem receber o crédito, ou podem expressar a recusa através do aplicativo FGTS (disponível nas versões Android e iOS).
Se essa decisão vier após a disponibilização do valor, ainda assim o trabalhador pode solicitar o retorno do crédito pelos mesmos canais, até dia 10 de novembro de 2022.
Não havendo manifestação do trabalhador até o dia 15 de dezembro de 2022, o valor será devolvido à Conta Poupança Social Digital, devidamente corrigido para não causar qualquer prejuízo.
Como consultar o benefício
Faça o download do aplicativo FGTS (links disponível acima) e acesse com o seu CPF e senha do Internet Banking da Caixa.
Em seguida, clique em “Saque Extraordinário do FGTS” no menu principal. Pronto, o valor aparecerá direto na sua tela e caso não queira sacar o benefício, esta já é uma boa oportunidade para efetuar a solicitação pelo próprio aplicativo.