Com o novo app, como ficam as inscrições no CadÚnico? Entenda

Novo app CadÚnico tem opção de inscrições online, extrato de benefícios, assistente virtual e mapa mostrando as unidades de atendimento próximas.

O Ministério da Cidadania (MC) lançou uma nova versão do app CadÚnico no final do mês de março. A plataforma atualizada traz novos serviços, inclusive a possibilidade de fazer pré-cadastro online. De acordo com levantamento divulgado pelo governo na última quinta-feira (07/04), o aplicativo já teve 200 mil downloads realizados.

continua depois da publicidade

O banco de dados já conta com mais de 80 milhões de pessoas registradas, cujas informações podem ser utilizadas para a inclusão em mais de 28 programas sociais. Desde a liberação do novo sistema, cerca de 42 mil pessoas realizaram pré-cadastro pela internet. Além disso, outros 21 mil cadastros foram atualizados digitalmente.

“Estamos colocando na palma da mão dos brasileiros soluções digitais que tornam mais simples e rápido o acesso da população a diversas políticas públicas. O novo aplicativo do Cadastro Único é mais um avanço na transformação digital do Governo que está eliminando filas, papel e a burocracia da vida dos brasileiros” , disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Como fazer a inscrição online no app CadÚnico

Leia também

Antes do lançamento da plataforma digital, o registro na base de dados do governo precisava ser feito presencialmente num Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Agora, com o app CadÚnico, a primeira etapa das inscrições pode ser feita de casa, diretamente pelo celular. Para isso, é necessário:

continua depois da publicidade
  1. Fazer o download do aplicativo (Android e iOS);
  2. Ler as informações na tela e clicar em “Seguinte” para chegar no menu inicial;
  3. Selecionar a opção “Pré-cadastro”;
  4. Fazer login com CPF e a senha cadastrados no portal gov.br. Quem não tiver uma conta no site do governo poderá criar uma gratuitamente;
  5. Autorizar o uso de dados pelo aplicativo, ler os Termos de uso e clicar em “Li e concordo”;
  6. Confirmar se você é o responsável pela família;
  7. Clicar em “Ir para o pré-cadastro” e seguir as instruções de preenchimento.

Depois disso, o próprio app CadÚnico vai te informar quais são os passos para finalizar a sua inscrição. Segundo o governo federal, o comparecimento a uma unidade do CRAS será apenas para completar e confirmar o cadastro. Desse modo, o tempo de atendimento é mais rápido, facilitando a vida do novo inscrito.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o passo a passo, veja o tutorial em vídeo abaixo:

continua depois da publicidade

YouTube video

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade