O trabalhador que possui direito ao saque do FGTS, a partir desta sexta-feira, 8 de abril, já poderá conferir o valor e saber a data em que o dinheiro será liberado. Saiba como realizar a consulta do seu benefício para não perder a data do saque.
Sobre o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o auxílio criado para beneficiar os trabalhadores demitidos sem justa causa ou que tiveram o contrato de trabalho rescindido de forma indireta.
O fundo é a soma dos valores recolhidos pelo empregador no início de cada mês de trabalho, que corresponde a 8% do salário do empregado. O recolhimento ocorre em uma conta da Caixa vinculada ao contrato de trabalho.
O FGTS é direito de todos os trabalhadores, mas só podem sacar aqueles que se enquadram em condições extraordinárias, como na compra da casa própria ou na aposentadoria. Porém, este ano, a Medida Provisória 1105/2022 autorizou o saque emergencial do FGTS para qualquer trabalhador que possua saldo, até o limite de R$ 1 mil.
Quando será possível consultar o valor?
Conforme calendário de saque extraordinário, a partir desta sexta-feira, dia 8 de abril, será possível o trabalhador consultar o valor do seu benefício, bem como a data em que ele será disponibilizado.
Saiba como consultar
A consulta poderá ser realizada através do aplicativo do FGTS (disponível para download nas versões Android e iOS) ou pelo site.
Caso opte pelo site, será preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, e a senha cadastrada (ou a Senha Cidadão) no portal da Caixa. Caso precise, é possível recuperar a senha para conseguir acessar.
No aplicativo, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o aplicativo e na tela inicial clique em “Entrar”;
- Autorize o acesso às suas informações e clique em “Continuar”;
- Insira no campo “login” o seu CPF e a senha cadastrada e clique em “Entrar”. Caso você ainda não possua o cadastro, basta clicar em “Cadastramento do Usuário” e seguir as instruções na tela;
- Após ser direcionado para a sessão “Confirmação de Dados” você responderá 3 perguntas, entre elas o ano que ingressou em determinada empresa. Essas perguntas servem para que você confirme seus dados corretamente, então, aproveite as duas chances para não bloquear o cadastro. Uma dica é estar com a sua carteira de trabalho em mãos para consultar;
- Após responder, clique em “Continuar” e será possível acessar o saldo de cada empresa empregadora, podendo algumas indicarem “zero” em casos de não recolhimento.
A confirmação de informações é feita somente no primeiro acesso, a partir daí o usuário poderá consultar utilizando apenas login e senha.