INSS: confira 3 benefícios pouco conhecidos que você pode ter direito

Contribuintes da Previdência Social têm direito a vários benefícios do INSS. No entanto, existem alguns que são "desconhecidos".

O pagamento mais famoso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é, provavelmente, a aposentadoria. Mas existem vários outros auxílios para o trabalhador, como auxílio-acidente, auxílio-doença e pensão por morte. Há também benefícios do INSS que são pouco conhecidos.

continua depois da publicidade

É interessante saber quais são essas ajudas e seus critérios pois você pode precisar um dia ou até já tem direito de receber. Pensando nisso, o Concursos no Brasil listou três pagamentos para você conhecer. Vale ressaltar que esses benefícios são apenas para segurados do INSS que fazem contribuições mensais.

Quais são os benefícios do INSS menos conhecidos

Veja as situações menos divulgadas em que os segurados do INSS podem pedir benefícios especiais:

Leia também

25% para acompanhante

Contribuintes que possuem alguma doença ou sejam pessoa com deficiência e precisem da ajuda de terceiros para cumprir as atividades diárias têm direito a uma ajuda extra. Nesse caso, o segurado recebe um adicional de 25% no valor da aposentadoria para pagar um acompanhante. As situações abrangidas são:

continua depois da publicidade
  • Cegueira total;
  • Perda de 9 ou 10 dedos das mãos;
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando não houver possibilidade de prótese;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda haja possibilidade de uso da prótese;
  • Perda de um membro superior e outro inferior, quando não houver possibilidade de prótese;
  • Perda das faculdades mentais com grave perturbação da vida;
  • Doença que exija permanência contínua deitado;
  • Incapacidade permanente para as atividades comuns do dia a dia.

Auxílio-doença para cirurgia plástica

O auxílio-doença é um pagamento para segurados incapacitados temporariamente de exercer seu trabalho por doença ou acidente. No entanto, existe uma categoria especial dentro desse benefício do INSS que cobre o período de atestado por conta de cirurgia plástica.

Isso desde que o procedimento requeira 15 dias ou mais de repouso. Para receber o direito aos depósitos, o trabalhador precisa cumprir os seguintes critérios:

continua depois da publicidade
  • Ser filiado da previdência antes da cirurgia;
  • Ter feito 12 contribuições mensais contínuas (período de carência);
  • Possuir atestado médico indicando incapacidade por mais de 15 dias.

Salário-maternidade

Trabalhadoras que sejam seguradas do INSS podem solicitar o salário-maternidade por conta do nascimento do bebê. Ou seja, durante o período de licença maternidade, a mulher tem o direito de receber o benefício do INSS. Essa ajuda de custo também é liberada em caso de aborto espontâneo ou legal.

As contribuintes precisam comprovar sua situação por meio de atestado médico indicando parto ou aborto. Além dessas duas situações, o pagamento ainda é devido às mães que conseguirem finalizar o processo de adoção recebendo uma criança como filho(a).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade