Vale-Gás da Petrobras: quem pode receber o novo benefício?

Vale-Gás da Petrobras distribuirá botijões, auxílios e até comida para milhões de pessoas. Confira como funciona o programa.

No mês de abril, a Petrobras irá distribuir botijões de gás de cozinha de 13 kg e repassar auxílios para famílias em situação de vulnerabilidade. Veja quem poderá receber o Vale-Gás da Petrobras e como se inscrever no benefício.

continua depois da publicidade

Lembrando que esta já é a segunda fase do programa. A Petrobras começou o projeto no final de 2021, distribuindo R$ 100 para 300 mil famílias comprarem botijão de gás de cozinha. De acordo com a própria empresa, ao todo, R$ 300 milhões serão doados pelo programa. Há expectativa de atingir 4 milhões de pessoas.

É importante ressaltar que o Vale-Gás da Petrobras não deve ser confundido com o Auxílio Gás do governo federal. Enquanto o primeiro deverá fazer repasses durante os próximos quatro meses, o programa da União deverá durar, no mínimo, por cinco anos, conforme a lei de criação.

Leia também

Quem receberá o Vale-Gás da Petrobras

De acordo com a Petrobras, o Vale-Gás será pago a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que esteja em situação de rua ou seja inscrita no CadÚnico. A seleção dos beneficiários será feita por meio de instituições parceiras da empresa. Assim, as pessoas mais necessitadas serão identificadas, conforme o perfil do programa.

continua depois da publicidade

Na sequência, os parceiros da Petrobras entrarão em contato com os futuros beneficiários. Ou seja, não será necessário se inscrever. Dependendo da situação, a família receberá o botijão de gás de cozinha ou o vale-gás para uma compra.

Como informado, o programa começou em 2021 e já beneficiou milhares de pessoas. Segundo a Petrobras, quem já recebeu o benefício poderá voltar a ganhar, desde que se encaixe no perfil determinado.

Também foi divulgado que cozinhas comunitárias terão apoio da Petrobras. Deste modo, essas instituições poderão doar mais comida para pessoas em situação de rua, com insegurança alimentar ou mesmo aqueles que já fazem parte do programa. Para se ter ideia, somente no Rio de Janeiro, espera-se que 600 mil pratos de comida sejam servidos.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade