Auxílio Gás: famílias de baixa renda recebem novo pagamento em abril

Com novo ciclo de pagamentos em abril, é importante estar atento às datas, valores e formas de sacar o benefício a partir da conta bancária vinculada ao programa.

O Auxílio Gás é um programa de natureza assistencial criado pelo Governo Federal em novembro de 2021. Sobretudo, tem como objetivo diminuir o efeito da alta nos preços do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda no Brasil, tendo em vista a recente variação nos valores dos combustíveis naturais em todo o país.

continua depois da publicidade

Ainda que não tenha um valor fixo, o benefício prevê o pagamento bimestral que corresponda a 50% da média do preço nacional, com referência no botijão de gás de 13 kg. Nesse sentido, são levados em conta os valores repassados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Por via de regra, a inscrição no programa é de caráter temporário, além de ser pessoal e intransferível, não gerando direito adquirido a terceiros. Ademais, a validade do pagamento é de 120 dias, a partir da data em que for disponibilizado o pagamento.

Regulamentado pela lei nº 14.237/2021, o Auxílio Gás é liberado exclusivamente para conta digital ou bancária. No entanto, para as famílias que não têm acesso a essa modalidade financeira, os pagamentos são feitos através das contas poupanças sociais digitais, criadas automaticamente a partir da inclusão do beneficiário no programa.

continua depois da publicidade
Leia também

Quais são os requisitos do Auxílio Gás?

Para ser elegível ao recebimento do Auxílio Gás é fundamental estar inscrito no Cadastro Único. Além disso, o programa tem foco nas famílias cuja renda mensal per capita seja igual ou menor que meio salário-mínimo, ou seja, R$ 606.

No geral, o Auxílio Gás também inclui famílias beneficiárias de outros programas de transferência de renda, sendo um benefício que se acumula junto com outros auxílios e bolsas, como as do Auxílio Brasil. Por via de regra, os pagamentos são feitos para o Responsável Familiar indicado no sistema.

continua depois da publicidade

Calendário do pagamento

Número final do NISData de pagamento
114 de abril
218 de abril
319 de abril
420 de abril
522 de abril
625 de abril
726 de abril
827 de abril
928 de abril
029 de abril

Como sacar os valores?

Para sacar os valores, os beneficiários precisam portar o Cartão do Cidadão, da Caixa Econômica Federal. Esse instrumento facilita o acesso dos brasileiros aos benefícios sociais e trabalhistas disponíveis pelo Governo Federal.

Os inscritos no Auxílio Gás podem retirar os valores apresentando o cartão nos terminais de autoatendimento da Caixa, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Além do Cartão do Cidadão, é importante apresentar o número de inscrição no CadÚnico e o documento de identificação civil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade