Auxílio Brasil: como se cadastrar no programa? Veja documentos necessários

Saiba como se cadastrar no programa e fique por dentro das próximas datas de pagamento do benefício.

Com o calendário de pagamentos já ativo desde janeiro deste ano, o Auxílio Brasil fica disponível para saque seguindo as mesmas datas de depósito do programa Bolsa Família e considerando o final do NIS do beneficiário. Saiba como se cadastrar para receber o benefício.

continua depois da publicidade

Entenda o Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é um programa do atual governo que substitui o Bolsa Família e constitui uma complementação de renda para famílias em situação de pobreza, extrema pobreza ou em ascensão.

O objetivo do programa, segundo o Ministério da Cidadania, órgão administrador, é proporcionar apoio para as famílias, criando oportunidades destas se emanciparem da vulnerabilidade.

Leia também

O programa existe desde que o Bolsa Família foi encerrado (em 2021) e beneficia até 17 milhões de famílias. Para receber o benefício é necessário estar cadastrado no CadÚnico e se enquadrar nos requisitos do programa.

continua depois da publicidade

Como se cadastrar no programa

As famílias que já eram beneficiárias do Bolsa Família não precisam se cadastrar, pois foram automaticamente inscritas no Auxílio Brasil em 2021.

Da mesma forma ocorre com as famílias que já possuem cadastro no CadÚnico, também inscritas no programa automaticamente. Os elegíveis para o benefício devem apenas garantir que seus dados estejam atualizados, o que é possível confirmar no aplicativo Cadastro Único (download disponível nas versões Android e iOS).

Se a família não possui cadastro no CadÚnico, não é possível realizá-lo online. Será preciso que um integrante, com pelo menos 16 anos, se dirija até um ponto de atendimento do Cras, com documento de identificação (RG, CNH, Certidão de Nascimento, entre outros) de cada membro familiar.

continua depois da publicidade

Uma vez cadastrada, a família pode consultar se tem direito ao benefício, através do telefone 121, do Ministério da Cidadania, ou pelo atendimento da Caixa, telefone 111.

A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo Auxílio Brasil (download disponível nas versões Android e iOS), utilizando login e senha do portal Caixa Tem. Caso ainda não possua login e senha, basta efetuar o cadastro da forma guiada pelo aplicativo).

Para acompanhar o benefício, basta consultar os aplicativos Auxílio Brasil ou Caixa Tem (também disponível nas versões Android e iOS). Neles, é possível encontrar o calendário de pagamentos, informações sobre o programa e extrato.

continua depois da publicidade

Calendário de pagamentos

O Auxílio Brasil é pago conforme calendário oficial divulgado pelo Ministério da Cidadania que manteve as mesmas datas de depósito do programa Bolsa Família, considerando o final do NIS do beneficiário. A próxima rodada de pagamentos já tem data: 14 de abril. Confira aqui as próximas datas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade