Nesta quinta-feira (31/03) os pagamentos do abono PIS/Pasep chegam ao fim. Assim, todos os repasses, inclusive para os 1,6 milhão de novos aprovados, serão concluídos. Veja quem recebe a última rodada e como consultar o benefício.
Lembrando que o abono PIS/Pasep paga até um salário mínimo (R$ 1.212) aos inscritos. Em 2022, os repasses são referentes ao ano-base de 2020. O governo atrasou o benefício alegando falta de recursos. Parte das verbas foram para programas relacionados com a pandemia, como o BEm.
Abono PIS/Pasep: novos aprovados
Quando o calendário original do abono PIS/Pasep foi divulgado juntamente com a lista dos aprovados, houve reclamação de muitos trabalhadores, estranhando o fato de não estarem inclusos. Então, a Dataprev decidiu verificar os dados e fazer um reprocessamento.
Assim, ficou identificado que cerca de 1,6 milhão de pessoas poderiam receber o dinheiro e não haviam sido aprovadas por conta de incongruências nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Entretanto, os repasses já haviam começado. Sendo assim, foi criado um pequeno cronograma para abarcar os novos aprovados do abono PIS/Pasep:
- 29 de março: quem receberia o abono no mês de fevereiro, conforme o calendário original;
- 31 de março: quem receberia o abono no mês de março, segundo o calendário original.
A Caixa Econômica Federal é a responsável por pagar o PIS, destinado aos trabalhadores formais da iniciativa privada. O Banco do Brasil é quem deposita o Pasep, voltado aos servidores públicos.
Como consultar o abono PIS/Pasep
Para saber se o abono PIS/Pasep será pago, basta realizar uma consulta online gratuita. Veja como proceder:
- Faça o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (sistema Android ou iOS);
- Em seguida, abra o app;
- Informe seu CPF e senha do gov.br (quem não tem conta no gov.br precisará criar uma nova. O processo é gratuito);
- Depois de entrar no aplicativo, vá em “Benefícios”;
- Por fim, clique em “Abono Salarial” e verifique se poderá receber o dinheiro em 2022.
Quem recebe o Pasep também pode consultar no site criado pelo Banco do Brasil.